Trabalhadores exigem cessão de equipamentos.
Trabalhadores rurais ligados ao Movimento Sem Terra (MST) ocuparam na manhã desta terça-feira, dia 10, a sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), localizada às margens da BR 316.
De acordo com os coordenadores do movimento, cerca de 90 famílias do assentamento Jaelson Melquíades, de Atalaia, ocupam o órgão para definir a cessão de equipamentos. O assentamento, ainda recente, deve receber um trator de esteira para sedimentar o chão, onde serão erguidas as habitações.
Os trabalhadores rurais esclarecem que o trator estava agendado para setembro, mas o órgão não cumpriu o estabelecido e as famílias prolongam a espera por sua habitação, mesmo já assentadas pelo Incra. Já reunidos com os responsáveis no DER, os camponeses esperam a ida do trator ainda este ano.
As 90 famílias ficarão no órgão até a fixação dos prazos para o início das atividades. Recentemente, o MST esteve em negociação com o Governo de Alagoas para exigir a concretização das políticas voltadas ao campo nas áreas de habitação, educação, saúde e infra-estrutura de estradas, abastecimento de água e distribuição de energia.
Após a garantia de que os equipamentos estarão no acampamento até a próxima quinta-feira, 12, os trabalhadores rurais desocuoaram a sede do DER, que retomou o funcionamento normal.