Categorias: Polícia

Ninjas: militares acusados de integrar grupo de extermínio são presos

Os militares foram presos por determinação do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Os militares Antônio Batista de Lima (tenente na reserva), José Valdir Gomes Ferreira (sargento), Eraldo Tadeu Vieira dos Santos (soldado) e Fernando Gomes Lima (soldado) foram presos em União dos Palmares na tarde desta terça-feira, 10, por determinação judicial. Eles são acusados de integrar o grupo de extermínio conhecido como ‘Ninjas’, que atuava na região desde a década de 90.

Segundo o coronel Expedito, comandante do 2º BPM, responsável pela operação, os militares se apresentaram voluntariamente no batalhão e estão sendo trazidos para Maceió. Ele disse que a determinação da prisão partiu do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

Os acusados de participação no grupo de extermínio foram presos em 2006 dentro da Operação Zumbi dos Palmares. Em março do ano passado, o juiz José Braga Neto, da 17ª Vara Criminal, pôs os acusados em liberdade alegando que o processo ainda não estava definido, já que o Ministério Público Estadual havia solicitado novas diligências.

O coronel Expedito explicou que a Câmara Criminal do TJ acatou o recurso da promotoria de União dos Palmares e julgou improcedente a liberação dos acusados. O relator da matéria foi o desembargador Mário Casado Ramalho.

O juiz Braga Neto disse à reportagem do Alagoas24horas que desconhecia o novo pedido de prisão.