Categorias: Cultura

No coração de Floriano Peixoto

Igreja guarda elementos do estilo barroco e neoclássico

Agência Alagoas

Agência Alagoas

No próximo domingo (15), o Brasil inteiro comemora 120 anos da Proclamação da República. A data, um marco histórico, tem como personagens os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Por isso, nada melhor que celebrar a data, revelando uma das riquezas do Distrito de Floriano Peixoto, mais conhecido como Ipioca, em Maceió. Trata-se da Igreja de Nossa Senhora do Ó.

O templo foi reconhecido como patrimônio dos alagoanos em 1982. A construção é do final do século XVIII. As primeiras informações sobre o povoado trazem que o lugar serviu como posto de observação durante a invasão holandesa.

A distância do Centro de Maceió permitiu à comunidade conservar as características de pequeno povoado, com casario singelo. A Igreja de Nossa Senhora do Ó é uma construção de proporções delicadas. Guarda elementos que remetem ao estilo barroco e neoclássico.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Pró-Memória, já elaborou um projeto no valor de R$ 450 mil para recuperação do templo. “Agregadas ao valor arquitetônico estão as imagens em madeira, das quais a mais importante é a da padroeira Nossa Senhora do Ó”, explica a arquiteta Adriana Guimarães, diretora do Pró-Memória.

As festas no templo são muito tradicionais. Os moradores mais antigos contam inclusive que existia à frente da edificação um cruzeiro com a inscrição 1627. Essa pode ser a data de criação da primeira capelinha, que deu origem à atual igreja.

Recentes