Reunião acontece nesta segunda-feira, dia 23.
O governador Teotonio Vilela Filho participa nesta segunda-feira (23) de uma reunião com consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e secretários de Estado, a partir das 9h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Durante o encontro será divulgado um diagnóstico feito pelos técnicos da entidade nas áreas de saúde, educação, proteção social, inclusão produtiva, segurança e prevenção da violência em Alagoas.
Segundo Antônio Márcio Buainain, coordenador da missão, o objetivo é apoiar o governo de Alagoas e o BID na realização de um conjunto de intervenções que visa fortalecer as políticas sociais, com promoção do capital humano e consequente inclusão social e produtiva.
“Com as problemáticas sociais e políticas devidamente detectadas, fica mais fácil identificar as prioridades de investimento em cada área”, afirma Buainain. O trabalho também mapeou os atuais programas sociais e de desenvolvimento do Estado. O conjunto de todos estes dados vai subsidiar diálogos futuros do BID com o governo de Alagoas.
Durante 40 dias não consecutivos, Buainain e a consultora Brenda Braga visitaram diversas secretarias colhendo informações, dados e opiniões para compor e embasar um documento de trabalho consistente. “O resultado vai orientar os debates dentro do governo, entre o Estado e o BID e ainda, numa terceira etapa, entre o governo alagoano e seus demais parceiros, tendo em vista o alinhamento de políticas públicas para a redução da pobreza e das desigualdades sociais”, completa Buainain.
Nesta primeira etapa de coleta de dados, foram visitadas as seguintes secretarias: Planejamento e Orçamento; Agricultura e Desenvolvimento Agrário; Desenvolvimento Econômico; Assistência e Desenvolvimento Social; Ciência e Tecnologia; Trabalho, Emprego e Renda; da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Saúde; Educação; Gestão Pública e Defesa Social.
“Em todas estas secretarias, paralelamente ao diagnóstico, a equipe realizou um amplo levantamento e análise de documentos recentes, projetos, planos de governo e dados estatísticos sobre as principais áreas de interesse. O documento reúne de forma sintética todas essas informações”, afirma Antônio Buainain.
O conteúdo que será apresentado na segunda-feira também contempla uma visão estratégica e de prioridades que poderão servir de base para orientar a discussão e a reflexão conjunta para o desenvolvimento com bem-estar social. “São desafios e caminhos que estão no cerne do diálogo de políticas públicas proposto pelo BID e pelo Governo do Estado de Alagoas, que vão agora estabelecer uma agenda para definir os próximos passos dessa parceria”, completa Buainain.