Categorias: Interior

Mobilização contra a Aids em Coruripe

Secretaria de Saúde realiza exames e alerta sobre a doença.

Ascom/Coruripe

Várias atividades foram desenvolvidas em Coruripe

A Secretaria de Saúde de Coruripe realizou uma mobilização, nesta terça-feira, 1º, para conscientizar a população a respeito do combate e prevenção da Aids, além de promover ato solidário aos portadores do vírus HIV. A estratégia da Secretaria de Saúde fez parte das ações do Dia Mundial de Combate à Aids, cujo objetivo é conscientizar a população mundial à respeito dos perigos, fatores de risco e prevenção contra a doença que mata cerca de 2,2 milhões de pessoas por ano, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A mobilização se deu a partir da parceria de dois setores da pasta da Saúde, o Núcleo de Promoção à Saúde e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que montaram um stand na Praça Castro Azevedo, no Centro da cidade, no qual receberam um número significativo de pessoas para coleta de sangue e realização do exame Elisa, de forma gratuita, com intuito de identificar possíveis soropositivos, além de promover palestras educativas e distribuição de panfletos com informações sobre a doença, através de atores do grupo de teatro da Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo a assistente social e aconselhadora do CTA, Cecília de Jesus, Coruripe é o 5° colocado no ranking dos municípios alagoanos de infectados pelo vírus HIV. “O que contribui para o alarmante crescimento do número de infectados pela doença no mundo, é que o mal se manifesta de forma assintomática, ou seja, os portadores do vírus HIV não apresentam sintomas aparentes da doença”, completou.

Vários profissionais da saúde participaram dos trabalhos realizados na terça-feira. Médicos, psicólogos, enfermeiros e agentes de saúde, além de assistentes sociais, se envolveram na importante ação de combate à disseminação da Aids.