O percentual de domicílios brasileiros com acesso à telefonia celular já é quase o dobro dos com telefonia fixa. Segundo dados de 2008, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 75,5% dos domicílios têm acesso à telefonia móvel, contra 44,4% à telefonia fixa.
"Houve um processo de democratização do uso de celular e internet. O celular não precisa de tanta renda para ter acesso e passou a ser um instrumento de trabalho. A empregada doméstica precisa de um celular para marcar a faxina.Isso acontece com frequência nos centros urbanos", explicou Cimar Azeredo, gerente de integração do IBGE.
A região com maior percentual de acessos à telefonia celular é Brasília, com 94,2% dos lares com telefone móvel. Em seguida aparecem Mato Grosso do Sul (87,3%), Rio Grande do Sul (86,9%) e Goiás (82,2%). Os Estados com menor acesso são Maranhão (49,2%), Piauí (52%) e Bahia (59,4%).
Em relação à telefonia fixa, o Estado com maior percentual de acessos à tecnologia é São Paulo, com 65,9% e o menor, Alagoas, com 16,4%. Em números absolutos, São Paulo tem a maior quantidade de domicílios com telefones celular (10,4 milhões), mais que toda a região Norte (2,7 milhões), Nordeste (9,4 milhões), Sul (7,4 milhões) ou Centro-Oeste (3,5 milhões).