Prêmio avalia gestão de todos os municípios anualmente.
O Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão (IBVG), que anualmente avalia e indica os melhores prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, neste ano de 2009 em sua 4ª edição, atribuiu apenas dois prefeitos alagoanos, Marx Beltrão (PMDB), do município de Coruripe e Toninho Lins (PSB) de Rio Largo, a tão esperada honraria, no quesito Gestão Pública, onde foram avaliadas as gestões municipais de mais de cinco mil chefes do executivo em todo o País. A solenidade de premiação aconteceu nesse mês, no Rio de Janeiro.
Para os diretores do IBVG, a escolha dos alagoanos como modelo de Gestão Pública foi apontada pelos organizadores através de pesquisa relacionada ao “eficiente e conceituado” modelo de gestão administrativa, entre os melhores prefeitos brasileiros. Comumente o prêmio IBVG contempla prefeitos de capitais ou grandes cidades. A escolha do nome Toninho Lins para esta premiação ajusta os méritos ao seu primeiro mandato como prefeito, com o resultado que entusiasmou toda a sua equipe e a cidade de Rio Largo. “A importância dessa iniciativa de reconhecer o trabalho municipal estimula os gestores com intuito de cada vez mais apresentar melhorias ao município. Graças ao trabalho em equipe fomos reconhecidos nacionalmente, isso prova que Rio Largo escolheu o caminho certo”, afirmou o prefeito.
Em seu segundo mandato, na região do Litoral Sul, no paradisíaco município de Coruripe, Marx Beltrão, recebeu sua segunda premiação, tendo sido premiado em 2008, conforme o modelo de gestão participativa desenvolvido nas ações do município. “A notoriedade e repercussão na mídia, demonstra que, podemos sim, sermos modelos para outras regiões. Em Coruripe, os benefícios podem ser vistos nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrura, dentre outras, com o apoio planejado em conjunto com os secretários e colaboradores. Estamos num momento de expectativa [devido os últimos empreendimentos, como, por exemplo, a vinda do estaleiro], o que irá nos proporcionar mais crescimento e geração de emprego e renda para o povo coruripense. O prêmio é o resultado do trabalho participativo”, concluiu Marx Beltrão.