Em AL, 4 mil aparelhos serão trocados.
A Eletrobrás inicia, no próximo dia 22, o programa de substituição de 27 mil geladeiras nas regiões Norte e Nordeste do país, por aparelhos de baixo consumo de energia elétrica. A iniciativa faz parte dos Projetos de Eficiência Energética em Unidades Consumidoras de Baixa Renda nas áreas de atuação de suas seis distribuidoras: Amazonas Energia, Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia Energética do Piauí (Cepisa); Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e Boa Vista Energia (Bovesa).
A substituição das geladeiras será feita por sorteio contemplando consumidores dos diversos muncípios de atuação das concessionárias. Irão participar do sorteio apenas unidades consumidoras que sejam de classe residencial e possuam padrão monofásico; sejam cadastrados na concessionária como consumidor de baixa renda; estejam adiplentes e com as instalações elétricas regulares. Na primeira fase do programa, serão sorteadas 22 mil geladeiras.
O presidente das Empresas Distribuidoras da Eletrobrás (EDEs), Flávio Decat, explicou que ao longo de um ano, as geladeiras eficientes, atestadas com o selo de economia de energia classe “A” do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), substituirão outras de elevado consumo que, por muitas vezes, contribuem para o aumento do valor da conta de luz do consumidor de baixa-renda, inviabilizando a possibilidade de pagamento.
“Além da eficiência energética, as geladeiras apresentam uma característica que demonstra toda a responsabilidade ambiental do programa: os gases de refrigeração e expansão de espuma não agridem a camada de ozônio, diferentemente dos gases que eram utilizados na produção das geladeiras antigas. O descarte desses equipamentos seguirá o que determina a regulamentação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) 267/2000, com previsão de reciclagem de peças e gases”, acentuou Decat.
Economia com licitação centralizada
O presidente das EDEs destacou também que as Distribuidoras da Eletrobrás realizaram a maior licitação para aquisição de geladeiras da história do setor elétrico. Juntas, as seis empresas adquiriram, por meio de pregão eletrônico, as 27 mil geladeiras o que resultou em uma economia de 21,16% no preço final do produto.
Segundo Decat, a centralização leva à reformulação e unificação das especificações técnicas, contribuindo para aquisição de produtos que contemplem as novas tecnologias. “Esta união beneficia a integração entre as empresas, a padronização dos procedimentos, o aumento do poder de compra, o intercâmbio de produtos, a redução de estoques e a troca de experiências entre as distribuidoras”, afirmou o presidente.
Para a implementação dos projetos de eficiência energética em comunidades de baixa renda, a Diretoria de Distribuição da Eletrobrás estima investir cerca de R$ 50 milhões e sua execução está em conformidade com os critérios estabelecidos na resolução nº 300 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 12 de fevereiro de 2008.