Categorias: Saúde

Estoque da hemorrede é insuficiente para Natal

Estoque está 50% abaixo do aceitável.

Pode faltar sangue no Feriadão de Natal para atender às maternidades e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e a Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca. Até às 7h desta segunda-feira (21), o estoque dos hemocentros de Alagoas (Hemoal) e do Regional de Arapiraca (Hemoar) contabilizavam, apenas, 240 bolsas, quando seriam necessárias, no mínimo, 450 para atender aos 102 municípios alagoanos.

Diante desta realidade, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas apela para que os voluntários possam se dirigir, até a próxima quarta-feira (23), às sedes do Hemoal e do Hemoar para realizar doações. O Hemoal está situado na rua Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, ao lado do Estádio Rei Pelé, e o Hemoar está situado à rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.

“Nosso estoque está baixo para atendermos a demanda normal e inferior ao limite mínimo para um feriadão como o do Natal. Não queremos causar pânico à população, mas nunca é demais lembrar que, se algum paciente necessitar de uma transfusão e o Hemoal ou o Hemoar não dispuserem de sangue, infelizmente não há outro remédio que o substitua”, alerta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Ela lembra, ainda, que para doar sangue é obrigatório que o candidato à doação esteja em perfeito estado de saúde e compareça ao Hemoal ou ao Hemoar portando um documento de identificação com foto e alimentado, além de ter, no mínimo, 18 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Não é permitida a doação para os candidatos que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite.