Diante de um estoque de sangue considerado insuficiente para atender a demanda de transfusões durante feriado natalino, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (23), coleta externa emergencial. A ação acontece das 8h às 17 h, no Calçadão do Comércio de Maceió, no Centro, com o objetivo de facilitar o acesso àqueles que não podem se deslocar até a sede do órgão, localizada na Rua Jorge de Lima, no bairro Trapiche.
A medida emergencial acontece um dia antes do início do Feriadão de Natal, quando historicamente triplica o consumo de sangue no Hospital Geral do Estado (HGE), que consome cerca de 80% do total coletado pelo Hemoal. O órgão tem a atribuição de abastecer todas as unidades públicas do Estado, a exemplo da Maternidade Santa Mônica, que é referência para as gestantes de alto risco e o Hospital Escola Hélvio Auto.
“Nossa situação é preocupante, por isso decidimos levar a Unidade Móvel ao Calçadão do Comércio de Maceió, para facilitar a coleta de doação de sangue para àqueles que não dispõem de tempo para se deslocar até o Hemoal. Essa medida acontece emergencialmente, pois a partir desta quinta-feira o órgão funciona apenas para liberar o sangue e para atender aos pacientes hemofílicos”, informa a diretora, Verônica Guedes.
Mas para os voluntários que não possam comparecer ao Calçadão do Comércio, as doações podem ser realizadas na sede do Hemoal até às 18 h. Caso estejam no interior do Estado, eles podem se deslocar até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.
Para se candidatar à doação – cujo gesto pode salvar até quatro vidas –, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde. Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite; já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.