A Eletrobrás e a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) sortearam nesta terça-feira (22), quatro mil geladeiras, que serão substituídas em 92 municípios do interior de Alagoas. O sorteio foi realizado através do Programa de Eficiência Energética da Companhia, que lançou o projeto Caravana da Energia Eficiente.
O evento contou com a participação do diretor de regulação e projetos especiais das distribuidoras de energia do Sistema Eletrobrás, Nelson Leite, além do secretário de minas e energia do governo do Estado, Geoberto Espírito Santo, o representante institucional da presidência da Ceal, Ariovaldo Stelle, empregados e colaboradores da Companhia.
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, técnicos da distribuidora iniciam a visita em cada residência sorteada, para verificar se a unidade consumidora está em dia com o pagamento da conta de luz, não possua ligações irregulares e realmente tem uma geladeira de elevado consumo de energia. A substituição das geladeiras começará a ser feita, logo após as visitas dos técnicos.
A lista com os nomes dos sorteados está disponível aqui no portal da Ceal, basta clicar no link caravana da energia eficiente, localizado na página inicial do site. A partir desta quarta-feira a lista também estará nos escritórios e centros de atendimento da Ceal. Puderam participar do sorteio, os clientes cadastrados como baixa renda, de classe residencial, com ligação monofásica e estavam adimplentes junto à concessionária.
O diretor Nelson Leite falou em nome da presidência das distribuidoras da Eletrobrás e disse que essa ação do programa beneficia tanto a Ceal quanto os consumidores. “Ganha a Ceal que terá consumidores com maior capacidade de pagar a conta em dia e ganha o cliente, que receberá a conta de energia com um valor mais barato”.
A geladeira que será entregue aos clientes consome 24kw/h, uma média de R$ 12 ao mês, enquanto que uma geladeira mais antiga chega a consumir 140kw/h, o equivalente a R$ 80 mensalmente na fatura de energia.
Segundo o presidente das distribuidoras de energia da Eletrobrás, Flávio Decat, a geladeira que será distribuída pela Eletrobrás possui gases de refrigeração e expansão de espuma que não agridem a camada de ozônio, diferentemente dos gases que eram utilizados na produção das geladeiras antigas.