Equipamento atenderá assentados em Atalaia e Anadia.
Agricultores e assentados dos municípios de Atalaia (37 Km de Maceió) e Anadia (62 Km) passarão a ter um apoio mecanizado para a construção e manutenção de estradas a partir de janeiro. Uma parceria entre a delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai assegurar a compra de uma retro-escavadeira para cada Prefeitura. Anadia também será beneficiada com um caminhão frigorífico.
Os recursos foram garantidos através de emenda da Comissão de Agricultura da Câmara Federal e estão previstos nos investimentos do programa Territórios da Cidadania. Os equipamentos servirão para o suporte mecânico de assentados e agricultores daquelas cidades. O acesso aos assentamentos e propriedades rurais da região é precário.
“Além de estradas, a ´patrol` também servirá para abertura de açudes e retirada de piçarra para reforço dos acessos”, acredita Maurício Tenório da Silva, representante dos assentados do Projeto de Assentamento Boa Fé, em Atalaia. Ele defendeu a parceria com a Prefeitura e disse que as famílias assentadas deverão ter prioridade. Atalaia já tem dez assentamentos da reforma agrária.
Territórios da Cidadania é um programa do governo federal, gerido pelo MDA, que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
O superintendente do Incra em Alagoas, Gilberto Coutinho, afirmou que iniciativas semelhantes serão levadas a outras regiões. “Daremos sempre prioridade às áreas reformadas, e essas ações serão um reforço no que já tem sido feito pelo órgão, principalmente no tocante aos créditos, que, este ano, já passaram dos R$ 50 milhões liberados aos assentados”.