Governador faz balanço positivo de 2009.
"O ano de 2009 foi positivo para Alagoas”, considera o governador Teotonio Vilela, ao fazer um balanço dos resultados das ações de seu governo durante este ano. “Reduzimos o índice de mortalidade infantil em 35% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período em 2008 e conseguimos que em 15 municípios alagoanos, neste ano, não tenha havido um só óbito de menor de um ano de idade por desnutrição ou desassistência pública”, destaca.
“São 16 mil novos empregos gerados com a implantação de 37 empreendimentos e 10 novos hotéis só neste ano”, festeja o governador. “E isso se deve à credibilidade que o Estado resgatou em nosso governo”, acrescenta. “Hoje os investidores sabem que contam com um governo parceiro, organizado e que dispõe de uma Lei de Incentivos Fiscais séria e segura”, reforça. “Consolidamos a vinda de uma mineradora e de um estaleiro, ampliando a política de desenvolvimento do Estado”, lembra Teotonio.
“Estamos combatendo o déficit habitacional em todo o Estado. Até o final de 2010 serão 25 mil novos imóveis para famílias sem e de baixa renda”, cita o governador. “Este ano tivemos uma safra recorde de feijão, com a distribuição de sementes de qualidade e na data certa”, comemora o governador. “Foram oito milhões de quilos dos produtos do nosso programa de sementes”, diz. “Mas não apenas colhemos, plantamos mais neste ano”, avisa Teotonio.
Segundo o governador, em 2009 foram feitos significativos investimentos na Saúde, na Educação, na Segurança Pública e na Infraestrutura. “Investimos em novos leitos no Hospital Geral do Estado, adquirimos 60 ambulâncias cidadãs para garantir a descentralização do Samu e dar ao paciente do interior o transporte digno para se chegar até um hospital, um centro de atendimento, com toda a atenção médica necessária”, explica. “Temos hoje, a cada 30 quilometros em Alagoas, uma base do Samu”, informa o governador.
Ele cita ainda o projeto Geração Saber, que investe na Educação de Alagoas R$ 200 milhões na recuperação, construção e equipamentos para escolas públicas estaduais. Na Segurança, o governador faz referência à autonomia que tem hoje as polícias alagoanas, sem qualquer ingerência política, e a aquisição de viaturas, armamentos e recursos para recuperação de delegacias de polícia em várias cidades. “Há um novo conceito hoje na estruturação das polícias alagoanas”, afirma.
O governador comemora ainda as obras asseguradas pelos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Alagoas. “São investimentos de R$ 6 bilhões em oito obras públicas de grande porte, como o Canal do Sertão”, aponta Teotonio, lembrando que para o dinheiro federal chegar a Alagoas, foi preciso que o Estado estivesse pronto para a contrapartida e a execução das obras.
“Para termos o PAC em Alagoas, precisamos primeiro tirar o Estado do Cadastro Único de Inadimplentes do governo federal e isso não foi fácil, tivemos que cortar na própria carne em ajustes de custo; fizemos uma economia de guerra para pagar credores e recuperar a credibilidade do Estado”, conta o governador. “O presidente Lula foi mais que um parceiro de Alagoas, foi e tem sido um amigo, mas não viria um só centavo para cá se o Estado não estivesse preparado para as contrapartidas”, reforça Teotonio Vilela.
“Em 2010 ainda temos muito que colher e o que plantar e a nossa meta é a melhoria da qualidade de vida de todos os alagoanos”, diz o governador. “Não me alcança a vaidade o poder do mandato, mas a responsabilidade de fazer uma gestão com transparência e democracia, com respeito à cidadania, construindo um Estado que não seja de ‘alguns’, mas de todos os alagoanos”, revela o governador Teotonio Vilela, atestando: “Termino 2009 com a certeza de que em 2010 teremos mais vitórias para todo o povo alagoano”.