Policiais se dividem nos dois dias entre a sexta-feira (06) e sábado (07) e vão contar ainda com a atividade da nova Central de Flagrantes, em Mangabeiras
A Polícia Militar (PM) divulgou na manhã desta terça-feira (3) o planejamento de segurança para as prévias carnavalescas de Maceió, que terão início na próxima sexta-feira (6) e prosseguem até domingo, 8. De acordo com a corporação, 500 homens serão mobilizados.
“O planejamento foi feito de modo que os outros órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e Vigilância Sanitária atuem em conjunto conosco em suas atribuições”, ressalta o tenente-coronel Sampaio, do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Para a brincadeira do carnaval, a polícia informa ainda que os foliões não poderão entrar com vasilhames de vidro nos populares “corredores da folia” em Jaraguá, Ponta Verde e Pajuçara conforme Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o município e Ministério Público.
Entre os pontos considerados mais críticos pela atividade policial, na sexta-feira (6), uma atenção especial será dado ao percurso entre a Praça Marcílio Dias até a Rua Sá e Albuquerque onde se concentram os blocos carnavalescos. “Nesse trecho é comum ter consumo elevado de bebida alcoólica, onde grupos de pessoas são formados e isso requer uma atenção”, garante o comandante.
Serão 188 homens empregados nesse policiamento, sendo 10 viaturas e 10 homens montados a cavalo.
Já para o desfile dos blocos tradicionais como o Pinto da Madrugada, Rolinha e Pecinhas, no sábado (7), a área considerada crítica pela polícia está na Rua Júlio Plech Filho onde estão localizadas as barracas Kanoa e Lopana. “Essa é a região onde o efetivo vai ter o maior policiamento até por ser um lugar onde existe maior probabilidade de ocorrência por conta da presença de bandas particulares nos bares”, destaca o comandante.
Cerca de 70 homens farão a segurança somente nessa região. Todas as ocorrências devem ser levadas para a Central de Flagrantes, em Mangabeiras.
A SMTT deve realizar uma interdição especial nos dois dias de evento impedindo o acesso à Orla por volta das 16h. De acordo com a superintendência, a Avenida Buarque de Macedo e Rua Sá e Albuquerque, além do acesso as praias estarão bloqueados para os veículos.