Categorias: Brasil

VW Gol cai para 8ª posição no ranking de vendas

Emplacamentos do modelo recuaram mais de 67% em janeiro; Montadora atribui queda à greve que paralisou a produção na unidade da Anchieta

AutoEsporte

AutoEsporte

A vida já foi mais fácil para o Volkswagen Gol. Depois de perder a coroa de carro mais vendido do país para o Fiat Palio, que no acumulado de 2014 apresentou uma pequena vantagem nas vendas, o hatch da Volkswagen teve um janeiro bastante ruim.

Após emplacar 22.958 unidades em dezembro e ficar na liderança do segmento, o Gol amargou em janeiro de 2015 um dos piores resultados de sua história. Segundo dados da associação de revendedores Fenabrave, o hatch emplacou apenas 7.866 unidades no mês, registrando uma queda de 67,46% em relação ao mês anterior e despencando para a 8ª posição no ranking dos modelos mais vendidos.

Embora as vendas de automóveis e comerciais leves tenham registrado uma retração de 31,02% em relação a dezembro, puxando para baixo os números de vários outros modelos, a queda do Gol foi, de longe, a mais acentuada.

A Volkswagen atribuiu o resultado negativo à greve que paralisou por mais de 10 dias à linha de montagem da fabricante em São Bernardo do Campo. “O desempenho do Gol em janeiro está atrelado à falta de oferta do modelo em virtude do movimento grevista na Anchieta no início desse ano, logo após um período de férias coletivas na unidade.
A falta de produção ocasionou uma postergação no início de faturamento do modelo, que começou a chegar às concessionárias apenas no final do mês”, informou a montadora. A Volkswagen também afirmou que as entregas do hatch devem se normalizar nas próximas semanas, o que deve fazer o modelo se recuperar do tombo em breve.