Mais de 100 mil pessoas prestigiam segunda noite da festa.
Um público superior a 100 mil pessoas prestigiou ontem a segunda noite de shos da Festa do Bom Jesus dos Navegantes. As atrações foram as bandas Asas Morenas, Calypso, além dos cantores André Lélis e Hebert Azul. A festa tem transcorrido em clima de tranqüilidade e atraiu visitantes de várias regiões do Estado. Hotéis e pousadas estão completamente lotados e a cidade histórica de Penedo registra um grande movimento.
Além da parte de shows, a festa do Bom Jesus dos Navegantes conta com uma vasta programação religiosa e cultural, valorizando artistas da terra e da região. O prefeito Márcio Beltrão ao lado da primeira-dama Dalila Beltrão e dos secretários têm recepcionados aos convidados especiais em seu camarote. Para a noite deste sábado estão previstas as presenças do deputado federal Joaquim Beltrão, do deputado estadual João Beltrão e do ex-governador Ronaldo Lessa.
A festa de Bom Jesus dos Navegantes é celebrada sempre no segundo final de semana do mês de janeiro. Na verdade é uma mistura de fé e diversão, contrição e alegria que revela a riqueza e a diversidade da cultura popular de um povo que secularmente busca de forma criativa, ao mesmo tempo simples e espetacular, manifestar suas crenças religiosas e preferências profanas, enquanto meio de reafirmação de suas particulares sociais, religiosas e culturais.
Hoje à tarde a partir das 16 horas está prevista a largada da corrida rústica com percurso de oito km, saindo da ponte da Cerquinha das Laranjas e final na capela da Santa Cruz. Ás 20 horas está prevista a apresentação do guerreiro Treme Terra. Na noite deste sábado, a festa continua com shows das bandas Limão com Mel, Valneijós, Julinho Porradão e a cantora Gil, ex-banda Beijo. A expectativa dos organizadores é de que o público supere a sexta.
No domingo, 13, o ponto alto da festa é a procissão terrestre e fluvial do Bom Jesus dos Navegantes que começa às 15 horas e termina às 18h30, seguida de santa missa campal, celebrada por Dom Valério Brêda. O evento religioso, tido como um dos mais importantes da região do Baixo São Francisco, reúne fiéis de Alagoas e de outros estados para celebrar o santo protetor dos navegantes e todos que acreditam em seus poderes miraculosos.
A programação festiva do domingo será aberta às 9 horas com a corrida de canoas, vindo a seguir apresentação de grupos de capoeira e bandas de pífanos. No período da tarde, às 14 horas, acontece o peixamento no rio São Francisco quando serão colocados um milhão de alevinos através de uma parceria da prefeitura com Codesvasf e a empresa Tupan.
O governador Teotonio Vilela Filho está sendo esperado para participar da procissão de Bom Jesus dos Navegantes nas águas do São Francisco, com acompanhamento da chegança de Penedo e do guerreiro Treme Terra.