Categorias: Economia

Setur: aumento de 10% no fluxo de turistas

Expectativa da Setur é de cerca de 150 mil visitantes.

Com base em dados divulgados pela Infraero de aumento de quase 8% do desembarque de passageiros até novembro de 2006 e com vôos regulares nacionais e charters internacionais, a expectativa é de aquecimento no turismo alagoano.

A Secretaria de Estado do Turismo vem investindo na divulgação de Alagoas nos mercados regional, nacional e internacional, e já mostra resultados no aumento no fluxo de turistas e na captação de vôos. A expectativa da Setur para a temporada de verão, que esse ano é um pouco mais curta, é cerca de 150 mil visitantes.

De acordo com o secretário de Turismo, Virgínio Loureiro, esse indicador se baseia nos 13 vôos nacionais regulares por semana, totalizando 83 freqüências, e nos cinco internacionais charters do Chile, sete da Argentina, e os já conhecidos da Itália, além dos 23 cruzeiros marítimos que desembaraçam no porto de Maceió até março.

"Temos uma freqüência de, em média, 13 mil passageiros por semana nos vôos regulares, o que já dá um total de 120 mil em todo o verão, isso sem contar com os sete vôos da Argentina e cinco do Chile, além dos dois semanais da Itália", ressalta.

O secretário acrescenta que essa projeção de crescimento se deve ao investimento em divulgação do destino Alagoas nas regiões Centro-Sul e na Europa, a existência de um moderno aeroporto com plena capacidade de receber vôos charters e ao aumento do fluxo regional de turistas oriundos dos estados do Nordeste, que abrange da Bahia à Paraíba.

Loureiro também destaca o aumento na chegada de turistas por meio dos cruzeiros. Somente nesta alta temporada, de dezembro a março, 23 navios ancoram no Porto de Maceió. "Esse movimento representa a circulação de 30 mil turistas apenas na capital alagoana".

Já o mercado internacional vem sendo trabalhado com a participação em feiras e eventos, como a Bolsa de Turismo de Lisboa, na qual o secretário está presente até o dia 20 de janeiro. O resultado é a captação de turistas e vôos, como foi o caso dos vôos charters da Argentina e do Chile nesta temporada. "Somos o único destino do Nordeste com um vôo do Chile este ano", destaca Virgínio.