Categorias: Economia Interior

Maragogi se destaca como segundo pólo turístico alagoano

Município atrai visitantes por conta de suas belezas naturais.

Cidade deliciosa, pequena, aconchegante, com um litoral divino e muitas surpresas pelo caminho. Maragogi é cercada por belas praias. Para o Norte ou para o Sul, são mais de vinte quilômetros de paisagens emolduradas por coqueirais, vilas de pescadores, águas cristalinas e piscinas naturais. Maragogi é atualmente o segundo pólo turístico alagoano, com pousadas a hotéis cinco estrelas e resorts, totalizando uma média de 1.300 leitos, que atendem satisfatoriamente aos turistas nacionais e estrangeiros.

Apesar de ser lembrada por seu atrativo mais conhecido, as piscinas naturais (galés), a cidade surpreende desde os passeios de bicicleta a uma antiga fazenda chamada Marrecas, onde foi gravada a novela da TV Globo, A Indomada, trilhas em meio a Mata Atlântica e passeios com belezas incomparáveis. A gastronomia se destaca como outro ponto forte da região, com simples e bons restaurantes especializados em frutos do mar espalhados pelas praias e vilas. O município é conhecido nacionalmente pelo famoso bolinho de goma, uma espécie de sequilho à base de manteiga e leite de coco e as bolachas doces e salgadas de Maragogi, vendidos em bares e lojinhas. As iguarias são produzidas no povoado de São Bento, a quatro quilômetros do centro da cidade.

O que fazer

Conhecidas como Galés, as piscinas naturais de Maragogi são as maiores de Alagoas e uma das mais extensas do mundo. A seis quilômetros da costa – ou a 25 minutos de catamarã a partir da vila -, os aquários naturais reúnem mais de 35 espécies de peixes, crustáceos, moluscos e corais de variadas espécies. Os passeios duram em média duas horas e, para melhor aproveitar os mergulhos, o turista deve ir na maré baixa, nas primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor. No verão, as águas ficam ainda mais claras.

Além das galés, existe um passeio de bugue para as praias do norte. A excursão passa pelas praias de Burgalhau, Barra Grande, Xaréu, Antunes, Ponte do Mangue, Dourado e Peroba, última praia antes da divisa entre Alagoas e Pernambuco. O passeio é feito todo pela beira mar. As praias são maravilhosas. Em Antunes há grandes bancos de areia que permitem com que as pessoas caminhem quilômetros dentro d’água sem que a água ultrapasse a altura dos joelhos. Em Peroba há uma barreira de corais, onde é possível mergulhar. Na Ponte do Mangue há um camping, onde os turistas desfrutam de um espaço confortável para acampar.

“O turista que acampa nessa área dispõe de segurança e conforto, pois ofereço estacionamento, banheiro higienizado e espaço para guardar vossos pertences, além da minha barraca de apoio para alimentação” enfatiza o proprietário do camping, Sávio mais conhecido como “Jesus”.

Os aventureiros podem fazer o passeio até a fazenda das Marrecas ou a trilha do Visgueiro que fica localizada dentro de uma reserva de mata Atlântica, do assentamento Água Fria, em Maragogi. A trilha é guiada pelos trabalhadores rurais da região até um visgueiro mestre com mais de 60 metros de altura e encanta pelos atrativos naturais que possui, e pela simpatia dos guias que complementam o passeio com histórias e lendas sobre a reserva.

Quem conhecer

Há outros “personagens turísticos” em Maragogi, além do Jesus. Para quem quer conhecer as praias de uma forma exuberante, pode optar pelo passeio de bugue com a bugueira Solemar, que há quinze anos faz esse tour com seu famoso “Bugue Rosa” e chama atenção por onde passa.

“Meu bugue prende a atenção das crianças e dos adultos. Por onde eu passo as pessoas ficam olhando, acenando com a mão, pedem para fotografar e sempre colocam apelidos como Pantera Cor-de-Rosa e Penélope Charmosa. Os turistas adoram a brincadeira” enfatiza Solemar.

A tranquilidade das noites de Maragogi, que é um convite permanente para agradáveis caminhadas pela praia, curtindo o luar e ouvindo o balanço das folhas dos coqueiros e o som das ondas do mar, tem um atrativo a mais no verão. Há dez anos o palhaço pernambucano, Chapoleta anima a praça de eventos e percorre as pacatas ruas da cidade acompanhado das crianças, sempre alegrando a vizinhança.

Hospedagens e restaurantes

A quantidade e a diversidade de pousadas, hotéis e restaurantes impressiona. São mais de trinta opções de hospedagem e mais de dez restaurantes especializados em frutos do mar.

Para quem deseja se hospedar em uma pousada com “cheirinho de nova” pode acordar admirando o mar pelas janelas da Pousada dos Jangadeiros. Um lugar rústico e aconchegante, inaugurado há um ano que possui o diferencial de ser administrado pela própria família, tornando o ambiente mais relaxante, informal e agradável. Já os turistas que preferem um ambiente mais luxuoso e agitado, podem se hospedar no Miramar Maragogi Resort, também inaugurado recentemente, oferece várias piscinas, mergulhos, pesca, passeios pelas praias, dentre outros serviços ofertados pela categoria.

Saborear os frutos do mar viajando pela história do País. Esse deleite é proposto pelo restaurante Gaivotas, localizado na orla da cidade. O mesmo exibe um cenário deslumbrante caracterizado pelo descobrimento do Brasil e, ainda dispõe de passeios e mergulhos nas galés.

Além desses lugares, a cidade encantadora oferece vários lugares paradisíacos que podem ser conferidos pelo site www.maragogionline.com.br, www.maragogi.tur.br e www.hotelinsite.com.br. Confira as belas paisagens no portal da AMA, www.ama.al.org.br/ama-al/constitucional/galeria.asp.