Dados foram apresentados pelo provedor da Santa Casa.
Mesmo com o aumento no número de leitos, disponibilizados pelo novo Centro de Oncologia da Santa Casa de Maceió, Alagoas permanece na 20ª posição no ranking de atendimento de pacientes com câncer, atrás de Estados como Piauí (14 mil) e Rio Grande do Norte (33 mil).
Os dados foram apresentados esta semana pelo provedor Humberto Gomes de Melo e revelam que dos 16 mil pacientes atendidos anualmente em Alagoas, 11 mil buscaram tratamento na Santa Casa de Maceió. Ou seja, mais 80% dos alagoanos recorrem à instituição filantrópica em busca da cura desta doença que, segundo dados do Ministério da Saúde, matou mais de 6,2 milhões de homens e mulheres em todo o mundo em 2000. Isso representa duas vezes a população de Alagoas.
Diante deste número, o provedor Humberto Gomes de Melo busca formas de ampliar o atendimento oncológico. Uma delas são os convênios com planos de saúde, assinados recentemente entre a Santa Casa e operadoras, que devem levar a um salto no fluxo de pacientes no Centro de Oncologia já a partir de fevereiro.
Além de tratamento oncológico clínico personalizado e de um ambiente harmonicamente decorado, o Centro de Oncologia dispõe de uma equipe multidisciplinar especializada formada por oncologistas, enfermeiras, assistentes sociais, farmacêuticos, além de nutricionistas, psicólogos e terapêutas ocupacionais, estes últimos ainda não cobertos pelos planos de saúde.