Pelo menos 30% dos jovens devem ingressar no mercado.
Mil jovens, entre 16 e 24 anos, de 12 municípios do sertão alagoano terão a oportunidade de capacitação profissional através do “Consórcio Social da Juventude”, um projeto do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, que tem como entidade executora a Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg).
O projeto, cuja sede é em Delmiro Gouveia, tem como objetivo ingressar no mercado de trabalho pelo menos 30% dos mil jovens capacitados, ao final de dez meses de projeto. O público alvo abrange jovens em situação de desemprego, oriundos de renda de meio salário mínimo, com defasagem escolar, em situação de risco e de minorias.
Além de Delmiro Gouveia, outros 11 municípios estão envolvidos no Consórcio – Água Branca, Carneiros, Inhapi, Mata Grande, Olho D´Água das Flores, Olho D´Água do Casado, Pariconha, Piranhas, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
O Consórcio Social da Juventude do Sertão de Alagoas consiste em capacitar estes jovens através de aulas de inclusão digital; valores humanos, ética e cidadania; educação ambiental, saúde e qualidade de vida, e elevação da escolaridade.
As aulas, que somam 400 horas, serão ministradas em um espaço exclusivo em cada uma das cidades, com infra-estrutura física adequada, com salas de aulas com instalações de computadores, internet, secretaria, coordenação, área de lazer; além de contar com uma equipe composta de profissionais qualificados. Este espaço levará o nome de “Centro da Juventude”.
Para participar do projeto os jovens receberão uma bolsa auxílio no valor de 120 Reais durante os meses em que estarão participando das aulas, cuja freqüência deverá ser de 75% do total de horas de cada módulo.
Para o vice-presidente da Fundação Delmiro Gouveia e coordenador de projetos da instituição, o professor Edvaldo Nascimento, responsável pela conquista do projeto para os municípios, o principal desafio é a inserção desses jovens no mercado de trabalho. “Nosso compromisso é colocar no mercado de trabalho, ao final da capacitação, o maior número de jovens possível. O nosso compromisso social é de extrema importância não só para o sertão alagoano, mas para o Estado como um todo”, explicou Edvaldo Nascimento.
Ainda segundo ele o “Centro da Juventude” se propõe a ser “um espaço de trocas cotidianas e de referência para os jovens envolvidos no consórcio, propiciando experiência de apoio e gestão de um lugar de todos”.
O lançamento oficial do projeto será realizado no dia 14 de fevereiro, data da emancipação política de Delmiro Gouveia, onde estarão presentes os 12 prefeitos dos municípios envolvidos. O evento terá início às 15h e será realizado na antiga Secretara do Sertão, acima do Banco do Brasil. A previsão é que em meados de março haja um lançamento para a comunidade em geral.
“Neste primeiro momento o nosso objetivo é reunir estes prefeitos, a imprensa e algumas autoridades da região para este lançamento, mas estaremos realizando o lançamento para toda a comunidade de Delmiro Gouveia e de todos os outros municípios que com certeza estarão nos apoiando em mais um projeto de oportunidade e igualdade social”, frisou o professor.