Categorias: Economia

Em vigor, novas regras da telefonia celular

As mudanças buscam facilitar os problemas de atendimento.

A partir desta quarta-feira (13) entram em vigor as novas regras da telefonia móvel estabelecidas, desde o ano passado, pela Agência Nacional de Telecomunicação. As mudanças buscam facilitar na resolução de alguns problemas como atendimento, promoções e cancelamentos de linhas enfrentados com freqüência pelo consumidor.

Entre as alterações propostas pela Anatel estão: o cancelamento da linha que deve ser feito em 24 horas após a solicitação dos usuários, o prazo de validade dos créditos dos celulares pré-pagos que aumentará de 90 para 180 dias e o consumidor não vai mais perder o que deixou de usar, além de poder suspender a linha por até 120 dias durante cada ano, a pedido do consumidor.

Outras medidas que buscam facilitar a vida dos usuários são: a implantação de atendimento pessoal das operadoras em cidades acima de cem mil habitantes; a possibilidade de solicitar o cancelamento da linha nas lojas que foi habilitado o celular, esses estabelecimentos têm 72 horas para encaminhar o cancelamento da linha as empresas prestadoras do serviço e o envio de mensagens de texto com propaganda das operadoras que só poderão ser enviadas ao consumidor caso ele autorize.

O superintendente do Procon, Rodrigo Cunha afirma que essas alterações não devem aumentar os custos do serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel e lembra que se o consumidor tiver alguma dúvida ou identificar qualquer irregularidade deve procurar a Anatel ou um dos postos de atendimento do Procon.