Categorias: Justiça

Vice do STJ será homenageado na Esmal

Ministro Humberto Gomes receberá Comenda.

Esmal

Comenda será entregue durante solenidade dos 20 anos da Esmal

O Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Gomes de Barros, será homenageado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) com a Comenda Mestre da Cidadania – Des. Edgard Valente de Lima. Os desembargadores José Carlos Malta Marques, diretor-geral da Esmal, e Estácio Luiz Gama de Lima estiveram em Brasília na tarde desta segunda-feira (18), onde fizeram o anúncio oficial ao homenageado.

A medalha será entregue durante as comemorações dos 20 anos de funcionamento da Esmal no próximo dia 26 de fevereiro. Antecedendo a solenidade, haverá um talk show, moderado pelo jornalista Flávio Gomes de Barros, com a presença dos presidentes das entidades de classe de carreira jurídica, incluindo advogados, magistrados, defensores públicos, procuradores de Estado e promotores. O tema do debate será “Nossas Ferramentas de Trabalho: Visão Crítica”.

Comenda

Instituída pela Resolução nº 02/2006, a Comenda do Mérito Cívico Desembargador Edgard Valente de Lima é destinada a homenagear “quantos se tenham distinguido pela missão judicante, pelo cultivo do saber jurídico, pela ação política responsável e construtiva para os ideais da cidadania e para o aprimoramento democrático do Estado Brasileiro”.

A proposta com o nome do ministro Humberto Gomes de Barros foi formalizada no Pleno do Tribunal de Justiça pelo diretor-geral da Esmal, desembargador José Carlos Malta Marques, e aprovada por unanimidade pelos demais desembargadores. “Pela condição de vice-presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), pelo notório saber jurídico, contribuição à cultura nacional e, principalmente, pela condição de alagoano, o ministro Humberto Gomes de Barros é o nome ideal para esta homenagem”, afirma Malta Marques.

Ainda segundo Malta Marques, o ministro é “importante integrante da Corte Guardiã da legislação federal, grande mestre e colaborador da Esmal por diversas ocasiões” e por isso merece todo o respeito e homenagens de todos os alagoanos.