Mulher, resumo de uma vida

MULHER, RESUMO DE UMA VIDA!

Raul Rodrigues* rrlg45@globo.com

Ao anunciar-se uma vida, está lá uma mulher; ao nascer de um bebê acolhe-o uma mulher; para amamentar um novo ser convoca-se uma mulher; para administrar uma casa com todos os seus afazeres somente uma mulher, para assumir os ministérios de uma família, que inclui: ministério da administração, da saúde, da educação, do planejamento e da economia, pode nomear uma mulher. Na organização do ministério da Casa Civil que representa um governo, nomeou-se também uma mulher.

A mulher em toda sua essência é o resumo de tudo o quanto é pertinente a uma existência. A ela não se impõe limites, pois em síntese ela já o é, quando nos perguntamos: O que não é permitido a uma mulher fazer? Nada! é a resposta, pois tudo o quanto lhe impossível fazer, só foi assim enquanto o homem em sua formação machista e prepotente a proibiu de tentar fazer. Com advento da busca pela igualdade a mulher provou ser capaz de tudo fazer, com um detalhe a mais: com o toque feminino que torna tudo mais bonito ou agradável.

Ela foi paciente até mesmo quando lhe tolhiam a mais simples palavra que significasse uma opinião, calou e soube esperar a conquista do primeiro voto num governo totalmente ditatorial como o de Getúlio Vargas. Deixou que o tempo corresse e também lhe fosse o direito à liberdade através do divórcio por meio do Senador Nelson Carneiro. Conquistou o direito durante a Segunda Guerra Mundial na confecção de artefatos bélicos para os homens que lutavam com o uso da força como forma de domínio. Mostrou-se competente quando das aprovações nos concursos, antes permitido apenas para os homens. Entrou para as Ciências através de Marie Curie na descoberta do Radium o que lhe valeu um Prêmio Nobel de Química.

Ainda hoje, a mulher é reconhecida em parte, pois no mercado de trabalho a mesma função exercida por homens e por mulheres tem diferença salarial, o que representa uma afronta aos direitos de competência, pois são os dois tão capazes quanto iguais. No universo das estatísticas os números falam por si, a mulher é muito mais cuidadosa e competente no trânsito, na administração de empresas, na execução de múltiplas tarefas. É também incomparável na responsabilidade e funcionalidade, no cumprimento do dever é exemplo a ser seguido quanto ao juízo de justiça e fidelidade de princípios.

Por todas essas qualidades e exemplos, é que nada pode ser mais justo que o reconhecimento de fato e de direito à mulher batalhadora, trabalhadora, esposa, amante, mãe e amiga, que por ser mulher ainda acredita em todos os sonhos de humanidade mais certa do trilhar para um futuro real do nascimento de um mundo melhor.

Por fim quando nos perguntamos qual é o limite da mulher, a resposta é só uma: o limite da vida, pois sem ela nós não estaríamos aqui.
E para cada homem uma lição: se aprendestes a amar foi através do amor de mãe, se amas a alguém, foi por amar a mãe dos teus filhos, e sedes competente foi porque a sua mãe lhe encaminhou na vida.

Aos poetas o direito de partir deles o reconhecimento da importância do mais completo ser em nossa vida, aquela que consegue ser mulher, profissional, mãe, esposa, amante, companheira, dona de casa e centro gravitacional de toda família.

Parabéns a todas as mulheres e em especial à Elizete, Silvana, Mayara, Mayra, Rafaela e obrigado por vocês existirem!

Apenas palavras de homem.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário