Categorias: Polícia

Helicóptero da Força Nacional chega a Alagoas

Alagoas é o primeiro estado a receber helicóptero.

Agência Alagoas

Agência Alagoas

Alagoas ganhou um novo reforço para a segurança pública com a chegada do helicóptero doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do governo federal. A aeronave americana, modelo H 269 da Schweizer, com injeção eletrônica, foi um dos sete helicópteros utilizados pela Força Nacional de Segurança durante os jogos Pan-Americanos de 2007. Com o término do evento, as aeronaves foram doadas a seis estados e ao Distrito Federal, sendo que Alagoas foi o primeiro deles a concluir os trâmites legais de transferência e a receber, de fato, a doação.

O secretário interino de Estado da Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, destacou a importância da chegada do helicóptero para Alagoas. Segundo ele, a segurança pública começa a viver um novo momento com a ativação do departamento aéreo. “É uma conquista muito grande para Alagoas. Uma data histórica, pois o nosso departamento aéreo, a partir de agora, vai ficar ativado”, afirmou.

De acordo com ele, a segurança pública já possui em sua estrutura sete militares habilitados a pilotar aeronaves, além de também possuir técnicos de vôo e instrutores. Uma equipe da empresa Edra Aeronáutica virá a Alagoas para fazer um treinamento com o pessoal já habilitado, mas, segundo o coronel Ronaldo, o helicóptero já pode ser utilizado a qualquer momento.

“A aeronave vai ser um reforço muito grande às operações terrestres. Com ela, nós vamos poder descobrir os desmanches de carro que existem no Tabuleiro mais rapidamente, além de inibir a ação de seqüestradores, que geralmente se escondem em matas. Esses são apenas alguns exemplos do grande reforço que esse helicóptero vai significar para a área de segurança. A partir de agora, sempre que necessário, vamos utilizar esse helicóptero”, disse o coronel Ronaldo.

O tenente-coronel Júnior, que veio do Rio de Janeiro na aeronave, em uma viagem que durou 16 horas, é um dos militares habilitados a pilotar. Ele conta que o helicóptero possui três horas de autonomia e lugar para duas pessoas, podendo ser utilizado para instrução, patrulhamento, plataforma de observação e salvamento. “É uma máquina muito boa, que tem uma manutenção barata e pode ser utilizada em diversos tipos de operações. Sem dúvida nenhuma é um grande passo para Alagoas”, afirmou.

O helicóptero, que chegou nesta quarta-feira em Alagoas, foi adquirido pelo governo federal por R$ 885 mil. Alagoas gastou apenas os valores referentes à documentação, transferência e seguro. O termo de doação da aeronave foi publicado no Diário Oficial da União no dia 16 deste mês. Além de Brasília, as outras aeronaves serão doadas aos estados do Acre, Pará, Piauí, Espírito Santo e Amazonas.