Categorias: Saúde

Tuberculose: 500 casos só na capital em 2007

SMS conscientiza população no Dia Mundial da Tuberculose.

Secom Maceió

Equipe da SMS distribui panfletos no Centro

A Prefeitura de Maceió, através do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (24), no calçadão do comércio, a mais uma ação educativa de panfletagem para lembrar o Dia Mundial da Tuberculose.

A ação foi organizada com o objetivo de conscientizar a população sobre a situação da doença no Estado, o diagnóstico precoce e a transmissão, principalmente para quem mora em locais aglomerados.

Segundo Vanessa Almeida, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da SMS, a situação da doença em Alagoas é preocupante porque o índice de abandono do tratamento pelos pacientes infectados ainda é muito alto, ou seja, 12% dos pacientes abandonam o tratamento quando o tolerado deveria ser apenas 5%.

Ela alerta quanto aos riscos de descuidar do tratamento da doença e afirma que, em Maceió, o percentual esperado de cura nesses pacientes é de 85%, mas até o momento este número se restringe a 79%.

“Precisamos alertar a população quanto aos avanços no diagnóstico, no tratamento e na prevenção, sem esquecer que a doença está fortemente presente em nosso meio, por isso a importância dessa ação mobilizadora realizada pela equipe da SMS, ao repassar informações às pessoas que circulam pelo calçadão”, disse.

Em 2007, foram notificados 497 casos de tuberculose em Maceió, com uma proporção de cura de 79%, e 12% de pacientes que abandonaram o tratamento.

“Em todas as unidades de saúde da Capital existem profissionais capacitados para atender o paciente com tuberculose, mas, em apenas 45 unidades, existem pacientes se tratando hoje”, lembrou Vanessa.

Em todo o mundo, nove milhões de casos de tuberculose são diagnosticados ao ano – com dois milhões de mortes. A doença é extremamente contagiosa, contaminando adultos e crianças perfeitamente saudáveis, pelo ar.