Categorias: Maceió

SMTT realiza projeto "Capacitar para Educar"

Projeto visa capacitar os fiscais de ônibus.

Assessoria

Assessoria

A Prefeitura de Maceió, através da Assessoria de Transportes Urbanos (ASSESTRU) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e em parceria com a Associação dos Transportadores de Alagoas (Transpal), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e o Centro de Ensino Superior de Maceió (CESMAC), realiza amanhã (25/03), às 8h, na sede da SMTT, a abertura solene do Projeto “Capacitar para Educar”.

O projeto idealizado e elaborado pela equipe técnica da SMTT/ Transpal visa a capacitação profissional dos fiscais de ônibus atuantes na fiscalização do cartão eletrônico de passageiros. O curso que acontece de 25 de março a 05 de junho, capacitará 180 fiscais.

De acordo com a responsável pelo setor de cadastro e recadastro da SMTT, Zesilda Accioly, o projeto surgiu da preocupação da SMTT em propiciar um atendimento eficaz aos usuários de ônibus e também para atender às solicitações desses, bem como do Ministério Público (MP) e das entidades envolvidas com pessoas que são portadores de necessidades especiais ou possuem alguma patologia respaldada pela Lei nº4. 635, de 13 de agosto de 1997, que trata da gratuidade no transporte coletivo.

“Mais do que um objetivo, esse projeto tem a missão de contribuir para a melhoria do sistema de transporte público, através do estabelecimento de uma compreensão mútua e de um diálogo transparente e permanente entre SMTT, Transpal, usuários de ônibus e demais órgãos e entidades envolvidos no sistema; uma vez que a SMTT tem como prioridade a valorização dos passageiros de ônibus. Para que isso aconteça temos buscado parcerias e esse já é o segundo projeto de 2008 que desenvolvemos em prol da população que usa o transporte coletivo. Capacitamos, para que os fiscais estejam mais aptos a desenvolver suas atividades”, comenta Accioly.

O curso tem como conteúdo programático: Inteligência Emocional, O que é atendimento?, Tipos de atendimento, A importância do cliente, Relações Interpessoais, Comunicação, e Postura Pessoal e Profissional. Segundo Walter Rocha de Oliveira, supervisor de Psicologia Organizacional do CESMAC, a parceria selada entre essa instituição e a SMTT trará inúmeros benefícios para os fiscais e usuários de ônibus. “Essa parceria entre nós e a SMTT foi um casamento perfeito, tanto os fiscais quanto os maceioenses só tem a ganhar. Nossa equipe técnica juntamente com os alunos do 11° período de Psicologia realizará palestras, dinâmicas de grupo e jogos de empresa, levando os fiscais a vivenciarem e refletirem sobre as situações do seu cotidiano’, disse o supervisor.