Fraudes ocorriam na Previdência Social do Estado.
Cento e trinta agentes da Polícia Federal estão em ação, desde a madrugada desta terça-feira, 25, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão em cidades de Alagoas. Todos os mandados, cujo número não foi confirmado oficialmente, foram expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal.
De acordo com informações da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, as buscas estão sendo realizadas em 28 locais nas cidades de São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca, Teotonio Vilela, Barra de São Miguel, Junqueiro, Feliz Deserto, Ipioca e Campo Alegre.
As investigações integram a ‘bolsa previdenciária’ e envolve o Ministério Público Federal, o Ministério da Previdência Social e o Departamento de Polícia Federal, que analisam possíveis fraudes junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Não há informações oficiais sobre o número de pessoas presas durante a operação, mas segundo foi apurado pela reportagem do Alagoas24horas, já teriam sido detidos funcionários dos Correios, do INSS e de cartórios do interior do Estado. Todos devem ser transferidos para a carceragem da PF em Maceió.
A assessoria de comunicação da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas iria emitir nota oficial sobre o assunto, mas foi cancelada uma vez que o delegado Sandro Augusto, responsável pela assessoria, estaria no interior do Estado. Uma entrevista coletiva deve ocorrer, a partir das 14h30.
Entre as fraudes encontradas durante as investigações estariam aposentadorias irregulares, venda de certidões de nascimentos, entre outras.