Consumidor deve pesquisar para evitar problemas.
O acesso a uma linha de celular está cada vez mais facilitado e a procura por este tipo de telefonia cresce diariamente. Por isto, o Procomun (Procon de Maceió) oriente os consumidores sobre a importância de saber que este assunto compreende tanto a aquisição de um produto (aparelho) como a prestação de um serviço (utilização de linha). As empresas de telefonia celular oferecem os serviços pela modalidade pós-paga (emissão de conta) e pré-paga (aquisição de créditos).
Para a coordenadora do Procomun, Wilza de Brito Malta, para evitar problemas, antes de adquirir um aparelho de telefone celular o consumidor deve pesquisar. Atualmente, o mercado oferece grande número de marcas e modelos, com preços e recursos técnicos variados.
"É fundamental que o consumidor identifique sua real necessidade, antes de escolher entre produtos mais sofisticados ou com re-cursos básicos. O importante é que a aquisição seja compatível com o seu orçamento. Outros pontos a serem observados quando for comprar o aparelho são o tempo de duração da bateria, o tamanho e o peso do aparelho e acessórios", disse Wilza.
O Procomun lembra, também, que a escolha do aparelho telefônico está diretamente relacionada à tecnologia empregada pela operadora, portanto antes da compra o maceioense deverá pesquisar as vantagens e desvantagens de cada operadora.
Todos os itens precisam estar detalhadamente descritos na nota fiscal ou no pedido, incluindo o número de série, as condições e valores de pagamento, a data da entrega. Ficar atento a atento à embalagem é muito importante, pois nela devem constar todos os dados do fornecedor (nome, CGC, endereço, tele-fone) e/ou importador.
Nessa relação de consumo o maceioense às vezes depara com alguns problemas, entre os principais estão: deficiência na área de cobertura (sombras ou buracos negros); pagamento em débito automático; e clonagem dos aparelhos. Para evitar problemas futuros, o consumidor deve sempre ter atenção redobrada na hora de assinar o contrato de prestação de serviços, lendo atentamente e riscando os espaços em branco. Os encargos que serão cobrados e as datas de vencimento devem estar bem claros. É importante, também, ter uma cópia assinada em seu poder.