Entidades firmam mais uma parceria em prol dos municípios.
Melhorar a comunicação dos municípios alagoanos, desenvolver cursos de aperfeiçoamento, capacitar servidores públicos e oferecer programas de desenvolvimento municipal, esses foram os objetivos que levaram a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) firmarem mais uma parceria. O consultor da região Nordeste da CNM, Antônio Carlos de Medeiros visitou a entidade e apresentou estratégias organizacionais para o ano de 2008, visando melhores condições de gestão para os municípios alagoanos.
"Queremos dar continuidade aos trabalhos iniciados pela AMA para beneficiar todos os municípios alagoanos, buscando parcerias e ampliando ações. Pretendemos atender os 102 municípios de forma igualitária, dando suporte para o desenvolvimento e facilitando a gestão pública de Alagoas", explicou o consultor da CNM. Uma das propostas é voltar a discutir com os gestores o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, que, municipalizado, pode oferecer uma prestação de serviços mais imediata e desburocratizada voltada para os servidores públicos do executivo e legislativo.
Segundo o secretário da AMA, José Fernandes Júnior, esta parceria tem como objetivo informar, capacitar e esclarecer os gestores continuamente. “A AMA vai trabalhar em prol do desenvolvimento, visando adequar as administrações municipais para atual realidade econômica e social do país”, evidenciou Fernandes Júnior.
Além do RPPS, a confederação deseja reativar o programa E-Município e o Portal Municipal, que respectivamente, tem como objetivo incentivar aos municípios suas contas de e-mails padronizados oficiais e gratuitas e, o Portal, a missão de lutar pelo fortalecimento da autonomia municipal e do movimento municipalista, contribuindo com soluções políticas e técnicas para excelência na gestão e qualidade de vida da população.
Estas soluções políticas e técnicas advêm da necessidade dos municípios brasileiros, principalmente os pequenos e médios, em integrar-se ao contexto nacional no que diz respeito à qualificação e a atualização da administração pública.
“Acredito que todo município que aderir aos projetos só será beneficiado, pois além de garantir eficácia na comunicação interna da prefeitura, das secretarias e setores adjacentes, esses programas oferecidos pela CNM tendem a melhorar a divulgação da própria gestão na cidade e no Estado”, ressaltou o presidente da AMA, Jarbas Omena Filho.