Proprietários do veículo se machucaram ao rebater banco traseiro.
A Volkswagen será obrigada a fazer o recall do Fox por causa dos problemas com o rebatedor do banco traseiro. A decisão foi anunciada no final da tarde desta quarta-feira (02), em Brasília, pelo Ministério da Justiça, que propôs ao fabricante convocar os proprietários do veículo. A Volkswagen terá um prazo de dez dias para se pronunciar sobre a decisão.
De acordo com a resolução, a Volkswagen deverá promover a convocação por meio de anúncios na televisão, rádio e jornais, além de enviar correspondências a todos os proprietários de modelos Fox fabricados a partir de 2003, conforme prevê o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A decisão foi tomada após reunião de representantes do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça; dos Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia; do Ministério Público Federal e do Procon de São Paulo.
Os órgãos investigam as denúncias de que o manuseio do banco traseiro do Fox teria causado a mutilação de parte de um dedo de usuários.
Volks já faz acordo com cinco clientes
Em nota oficial, a Volkswagen afirma que "dentro do prazo estipulado, a empresa apresentará os resultados das novas avaliações que fará sobre o caso. A Volkswagen reafirma sua inteira disposição de definir uma solução que atenda às autoridades e aos usuários do modelo Fox, especificamente no que se refere ao sistema de ampliação do porta-malas."
A empresa colocará à disposição do público um hot site (www.vw.com.br/bancodofox) com informações detalhadas sobre a operação de ampliação do porta-malas do Fox. Também será aberta uma linha direta para esclarecimentos (0800 019 8866) para os propretários.
Diz a nota: "A Volkswagen lamenta os acidentes que ocorreram na operação do banco traseiro e, mesmo antes de qualquer decisão oficial, vem buscando junto aos clientes envolvidos as melhores soluções para cada um dos casos registrados até o momento. Desta forma, dos oito clientes que recorreram à Justiça, a empresa chegou a acordo indenizatório com cinco".
Entenda o caso
Pelo menos oito consumidores tiveram parte dos dedos decepados e 14 ficaram feridos após manusear peça instalada no banco traseiro para ampliar ou diminuir o espaço do porta-malas.
Em comunicados enviados à imprensa anteriormente, a empresa havia afirmado que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox – que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas – desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário.
Em fevereiro, a Volks passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que feriu os proprietários.