Unidade móvel permanece até às 17h no local.
Abrindo as comemorações da ‘Semana Tiradentes’ na Polícia Militar de Alagoas, dezenas de policiais foram até a unidade móvel do Hemoal, instalado em frente ao quartel-geral da corporação. As doações poderão ser feitas até às 17 horas desta terça-feira (15). Pessoas civis também podem comparecer na unidade móvel.
De acordo com a tenente Cláudia Falcão Bastos, assistente social do Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar, há uma grande necessidade de abastecer o banco de sangue do Hemocentro de Alagoas. "Este é um problema que existe em todo o país, pois, ainda há muito medo e mito a serem vencidos", esclarece.
Dentre os obstáculos para a doação, segundo a assistente social, estão o medo das agulhas usadas para a coleta do sangue, o medo de desmaios e de que o hábito de doar se tornará obrigatório caso haja uma primeira vez. "A população também criou um estereótipo de que somente o militar tem as condições perfeitas para fazer a doação de sangue", observou.
Além de salvar vidas após os prosseguimentos de cirurgias, o sangue também é útil na reposição de plaquetas nos casos de dengue hemorrágica, por exemplo, e de hemácias, células do sangue responsáveis por levar o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.
Para a doação é preciso que o indivíduo tenha idade entre 18 e 65 anos, peso mínimo de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.