Categorias: Saúde

Adolescente morre vítima de dengue hemorrágica

Jovem tinha apresentado febre há três dias e chegou a procurar o posto de saúde do município. Este é o 12º caso de óbito por dengue hemorrágica, sendo o segundo confirmado.

Mais um caso de morte por dengue hemorrágica foi confirmado na manhã desta quinta-feira, 17, em Alagoas. Uma adolescente de 17 anos, do município de Atalaia, faleceu na madrugada de hoje no Hospital Hélvio Auto, no Trapiche da Barra. Este é o 12º caso de óbito por dengue hemorrágica, sendo o segundo confirmado.

Segundo o médico infectologista Celso Tavares, a jovem tinha apresentado febre há três dias e chegou a procurar o posto de saúde do município, mas não voltou à unidade para o tratamento adequado, apenas quando o quadro já estava bastante avançado. “Ontem ela procurou a unidade de saúde do município e o caso era grave. Recebeu os primeiros atendimentos em Atalaia e foi encaminhada aqui pro Hélvio Auto, onde já foi encaminhada para a UTI e faleceu nesta madrugada”, explicou.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, já foram notificados, até o último dia 14, 2.305 casos de dengue em Alagoas, sendo 706 confirmados. Os dados apontam ainda que foram notificados 96 casos de dengue hemorrágica, com dez óbitos suspeitos e um confirmado.

O infectologista alerta a população para os cuidados com a doença. Tavares disse não admitir que ainda avaliem uma febre com uma simples virose. “Sempre que há o surgimento de uma febre faz com que as pessoas pensem que é virose. Eu não permito. A dengue é perigosa e mata. As pessoas precisam tomar cuidado, principalmente após 48h do desaparecimento da febre. O paciente deve ficar em observação constante e hidratação abundante. Se começar a apresentar vômito ou dor abdominal deve procurar um hospital”, ressaltou o médico.

A Secretaria de Saúde de Maceió disponibiliza horário especial de atendimento à população. O horário especial é das 7h às 22h, incluindo sábados e domingos, e está disponível nos PAMs Salgadinho, Bebedouro e Dique-Estrada e nas unidades de saúde da Pitanguinha, João Paulo II (Jacintinho), Ib Gatto Falcão (Colina dos Eucaliptos), Caic Benedito Bentes e Graciliano Ramos.