Sessão para preenchimento dos cargos será hoje.
A edição desta quarta-feira, 23, do Diário Oficial do Estado traz a publicação do edital de convocação para a eleição dos cargos de vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º suplente e 2º suplente, vagos com a homologação das renúncias dos deputados Alberto Sextafeira (PSB), Flávia Cavalcante (PMDB), Cáthia Lisboa (PMN), Zé Pedro da Aravel (PMN) e Dudu Albuquerque este último afastado por decisão judicial.
A sessão para o preenchimento dos cargos está marcada para esta tarde, a partir das 15h, no plenário da Assembléia Legislativa, que funciona provisoriamente na sede da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá.
No edital, estão vagos apenas os quatro cargos dos deputados estaduais que renunciaram. Ficaram de fora os cargos ocupados pelos seis parlamentares afastados da Mesa por decisão judicial, entre eles o do presidente Antonio Albuquerque (sem partido).
Na sessão de ontem, presidida por Gilvan Barros (PMN), deputados ligados ao presidente afastado Antonio Albuquerque entraram em conflito com um grupo de oito deputados que defendem a destituição da atual mesa e uma eleição para todos os cargos.
O grupo, capitaneado por Judson Cabral (PT) teria se reunido na residência de um deputado para tentar chegar ao consenso, mas apenas a sessão de hoje poderá esclarecer se este objetivo foi atingido.
Barros afirmou, baseado em parecer da Procuradoria da Casa, que isto não seria possível, uma vez que os cargos estão ocupados, apesar dos deputados estarem afastados das suas funções por determinação do Tribunal de Justiça de Alagoas, decisão esta que foi referendada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).