Categorias: Interior

Audiência pública discute segurança em Santana

Coronel Dimas que participação da população é fundamental.

No cronograma da Secretaria de Defesa Social (Seds), o município de Santana do Ipanema é o primeiro contemplado com uma audiência pública que permitirá à comunidade expor suas necessidades e fazer reivindicações a toda a cúpula.

Durante o encontro, que acontece nesta terça-feira, 29, no ginásio do Tênis Clube, o comandante do 7º Batalhão, responsável por 17 municípios da região, apresenta dados comparativos dos primeiros quatro meses de 2007 e 2008. Segundo ele, houve uma queda de quase 200% de ocorrências no Sertão. Ele também vai sugerir a criação do Conselho Municipal de Segurança.

O tenente-coronel Dimas Barros Cavalcante diz que a participação da população junto à polícia foi um dos principais contribuintes para a redução de ações criminosas e que sempre será de suma importância essa parceria. Por isso, um grupo fiscalizador, mais vigilante, pode ser , no seu ponto de vista, um outro grande passo. No caso, o Conselho Municipal de Segurança, que servirá de auxiliar para a polícia.

"Procuramos mostrar à sociedade que sua ajuda é o elemento mais importante no processo. Com as informações recebidas tomamos as providências, vamos à origem do problema, conseguimos evitar e também desvendar crimes. Uma prova disso são os grupos de criminosos que conseguimos tirar de circulação por meio de denúncias anônimas. É dessa interação que a polícia necessita e é dessa forma que mudaremos a realidade. O Conselho serve para abrir discussões, representar a sociedade civil diante da policia e também criar propostas", disse o comandante.

A audiência acontece durante todo o dia e conta com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, do secretário de Defesa Social Paulo Rubim, comandantes da PM e policiais, políticos e sociedade civil.