Eleição da nova diretoria acontece nesta quarta, 30, no Rio.
Nesta quarta-feira, 30, a Associação Brasileira de Agências de Regulação – Abar reúne seus integrantes em assembléia geral para a eleição da nova diretoria da entidade, para o biênio 2008-2010. A assembléia acontece às 11h, na sede do DER, no Rio de Janeiro, com a presença de representantes das 31 agências reguladoras associadas.
Na ocasião, o alagoano Álvaro Otávio Vieira Machado, atual presidente da Abar, entrega aos presentes o Relatório de Gestão 2006-2008, contendo todas as ações e realizações da Associação durante o período..
“Podemos destacar como principais ações a luta constante pela independência e autonomia das agências, uma maior interação com outras instituições e o fato de termos colocado a Abar no cenário internacional. Hoje, a Associação é referência nacional e internacional, em países das Américas, Europa e África”, destaca o presidente.
Machado diz também que, hoje, a entidade conta com um reconhecimento maior da sociedade e está institucionalmente fortalecida, com voz permanente em defesa da regulação. “Também deixamos a entidade com um saldo financeiro 100% maior do que o encontrado e com uma sólida estrutura, capaz de arcar com os custos para o desenvolvimento de ações”, complementa.
Durante a assembléia será apresentada a tradução, do inglês para o português, do Glossário “Regulation Body of Knowledge”, completo material referente à regulação de serviços públicos, produzido pelo Centro de Pesquisa de Serviços Públicos, integrado ao Colégio Warrington de Administração e Negócios, da Universidade da Flórida.
O Glossário é um dos primeiros resultados do convênio de cooperação técnica, firmado em março deste ano, entre a Abar e o Centro de Pesquisa da universidade americana, internacionalmente reconhecido pelas pesquisas acadêmicas desenvolvidas na área de regulação.
“A tradução deste glossário, que será disponibilizado para todos os países de língua portuguesa, representa uma importante contribuição para as discussões em torno da regulação, sendo um instrumento de consulta valioso para todos os setores que lidam, direta ou indiretamente, com a atividade regulatória”, explica Machado.
Álvaro Machado, que é também presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas – Arsal e da Associação dos Entes Reguladores de Água Potável e Saneamento das Américas – Aderasa, deve permanecer como presidente de honra da Abar, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da entidade.