Categorias: Maceió

Atos públicos vão marcar luta de trabalhadores

Protestos têm início nesta quarta, às 6h30.

A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) realiza dois atos públicos alusivos ao Dia dos Trabalhadores, que terão como foco a luta contra o aumento de preço dos alimentos e a luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira atividade acontece, na quarta-feira, dia 30, às 6h30, em frente à Braskem, no Pontal da Barra.

A segunda atividade de luta será em Maragogi, na quinta-feira, a partir das 10 horas, com concentração na Praça Batista Acioli. Haverá apresentação do teatro popular Sol Nascente e da Banda Cores do Mar.

Lutas

A Conlutas e o Sindjus protestam contra o aumento irrisório do salário mínimo em 9% em contradição ao elevado aumento dos preços dos alimentos. Em um ano, o feijão aumentou 207%, a batata subiu 52% , o leite 25%, a carne 22%, o óleo de soja 21%, trigo 130% e o milho em 100% e, recentemente, o arroz, que vem aumentando de preço gradativamente.

Nos protestos, as entidades destacarão que a redução da jornada de 40 para 44 horas semanais, defendida pela Central Única dos Trabalhadores não condiz com a realidade dos trabalhadores e nem com a situação econômica do país e do mundo. O sindicato vem lutando pela jornada de 30 horas semanais.

De acordo com o sindicato, a redução da jornada representa mais saúde para os trabalhadores, mais postos de trabalho e mais tempo livre para o estudo e o lazer.