Categorias: Saúde

Vice-governador discute estratégias de combate para Dia ‘D’ contra a dengue

Nesta terça-feira, 6, José Wanderley, o secretário André Valente e Vilmar Bandeira se reúnem com o prefeito de Maceió, Cícero Almeida.

Luis Vilar/Alagoas24Horas/Arquivo

Vice-governador José Wanderley

O vice-governador José Wanderley Neto assumiu, nesta segunda-feira, 5, a coordenação-geral das atividades do Dia ‘D’ de Combate à Dengue, que acontecerá no dia 12 de maio. Ele se reuniu na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o secretário André Valente, técnicos das Superintendências de Vigilância à Saúde e Atenção à Saúde e com o secretário de Estado da Comunicação, Vilmar Bandeira, para definir as estratégias de ação visando mobilizar toda sociedade na luta contra a dengue em Alagoas.

Na reunião ficou definido que o governo não vai decretar ponto facultativo no dia 12, mas, deverá publicar decreto determinando que todas as secretarias e órgãos públicos estaduais disponibilizem pessoal e veículos necessários para a realização das atividades. A data, que anteriormente estava marcada para sábado, 10 de maio, foi transferida para o dia 12, por decisão do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), a pedido do arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, que alegou ser inviável a participação da Igreja Católica, devido às celebrações do Dia de Pentecostes, que coincide com o dia 10.

O Dia ‘D’ será realizado em todos os 102 municípios, com prioridade para os 12 municípios que estão em situação epidêmica da doença, que são Delmiro Gouveia, Jacaré dos Homens, Palestina, Craíbas, Roteiro, Barra de São Miguel, São Miguel dos Milagres, Piranhas, São José da Tapera, Pindoba, Cajueiro e São Luiz de Quitunde, que apresentam mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Nesses 12 municípios, haverá visita das autoridades estaduais. A meta é que 100% dos imóveis nessas localidades sejam inspecionadas pelos agentes de endemias.

Nesta terça-feira, 6, José Wanderley, o secretário André Valente e Vilmar Bandeira se reúnem com o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, e o secretário municipal de Comunicação, Marcelo Firmino, para discutir a participação dos órgãos municipais na mobilização. A reunião acontecerá às 9h30, no gabinete do prefeito. Maceió se encontra em situação de risco de epidemia.

Também nesta terça-feira, às 16h, no palácio, o vice-governador e o secretário de Saúde participam de reunião com representantes das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. Pela manhã, o Dia ‘D’ contra a dengue também será tema de reunião do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, quando técnicos da Sesau estarão discutindo sobre a mobilização nos municípios.

Na sexta-feira, 9, no Palácio do governo, José Wanderley participa da reunião do Comitê Estadual de combate à Dengue, quando todas as providências para a mobilização serão checadas. O Dia ‘D’ faz parte da agenda de compromissos anunciada pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, André Valente, no Palácio República dos Palmares, para intensificar o combate à dengue nos 102 municípios.

Atividades

As atividades do Dia ‘D’ de Combate à Dengue incluem distribuição de material educativo, ampla divulgação para a população e autoridades sobre a situação da dengue em Alagoas, visita nas residências por agentes de endemias e integrantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar. A idéia é também envolver professores e alunos das escolas públicas, com apresentação em sala de aula do filme “Patrulheiros contra a dengue”, promoção de gincana e até a realização de um desfile estudantil chamando a atenção para a importância do combate à infestação do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o secretário André Valente, o dia 12 de maio marcará o início de uma grande campanha que deverá ser permanente durante todo o ano, principalmente, nos meses de maio e junho quando há o aumento do número de casos devido às chuvas.

“É papel do Estado o controle da dengue, mas só com o efetivo engajamento de toda sociedade é que vamos conseguir combater os criadouros do mosquito e evitar a epidemia enfrentada pelo estado do Rio de Janeiro”, lembrou Valente.

Dados do boletim epidemiológico da dengue em Alagoas apontam que, de janeiro até o último dia 19, foram notificados 4.697 casos de dengue clássica no Estado e 176 casos de dengue com complicações. Destes, houve confirmação de 27 casos. Foram notificados 14 óbitos suspeitos de dengue, sendo dois confirmados.