Apesar de considerar que a crise na Assembléia Legislativa de Alagoas não esteja nem perto do fim, o governador acredita que a eleição da Mesa fará a Casa voltar a funcionar e votar os projetos que encontram-se arquivados.
Para o o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) a eleição da Mesa Diretora não coloca um ponto final na crise vivida pela Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas.
Ele acredita que a eleição da Mesa Diretora, realizada nesta quarta-feira, 7, que elegeu o deputado Fernando Toledo (PSDB) como presidente interino, fará a Casa voltar a funcionar e votar os projetos que encontram-se arquivados. Porém, ainda é preciso trabalhar muito para voltar a normalidade.
Para o governador o imbróglio com a ausência de uma Mesa Diretora, durante quase um mês, afetou diretamente o Poder Executivo. “Mesmo com a eleição da Mesa, a crise não acabou. Acredito que foi dado um passo importante que pode ajudar a solucionar a crise, ou pelo menos fazer com que a Assembléia funcione e vote a série de projetos que se encontram arquivados e atrapalham a governabilidade”, ressaltou Vilela.
“A crise da Assembléia já estava resvalando no Executivo. Tivemos que contar com a falta de recursos, já que alguns projetos dependiam da aprovação do Legislativo”, disse o governador, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira sobre as estratégias para p Dia ‘D’ de Combate à Dengue.
Questionado sobre a escolha do deputado Fernando Toledo – eles pertencem ao mesmo partido – para a presidência interina da Mesa, o governador afirmou que “nem ajuda nem atrapalha”. Ele garante que a experiência do deputado poderá por fim ao impasse que se instalou na Casa de Tavares Bastos, desde o escândalo dos taturanas.
“Com a experiência do deputado Fernando Toledo, ele deve fazer de tudo para resolver o impasse do Legislativo e não acredito que a Mesa esteja tão ligada ao deputado Antônio Albuquerque, como tem sido dito”, afirmou Vilela que voltou a defender a redução do duodécimo. “A proposta do Executivo é a mesma: R$ 30 milhões, porque os técnicos acreditam existir espaço”, concluiu.
O governador Teotonio Vilela Filho se reúne amanhã com o novo presidente da ALE, Fernando Toledo.