Agentes de saúde poderão forçar visita.
O Índice de Infestação Predial por Aedes Aegipty em Maceió atingiu a taxa de 3,5%, o que caracteriza o município como área de alto risco para a transmissão de dengue. Diante dessa realidade, o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, assinou portaria que estabelece o ingresso forçado das autoridades sanitárias em imóveis abandonados ou desabitados, durante as ações do Dia "D" de Combate à Dengue, nesta segunda-feira (12).
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Herbert Charles, a Prefeitura de Maceió não vai medir esforços para reduzir e controlar os focos da doença. "Quando necessário, tomaremos as medidas judiciais cabíveis para garantir o trabalho das equipes de saúde", afirmou. Ele informa que essa caracterização de Maceió como área de alto risco será reavaliada daqui a dois meses.
A equipe é formada por dois agentes de endemias, dois inspetores de vigilância sanitária, militares do Exército Brasileiro e policiais militares, que estão autorizados a abrir cadeados e fechaduras para entrar nos imóveis, realizar a inspeção, tratar e eliminar os criadouros com aplicação de larvicidas e, logo após, expedir Auto de Infração e Ingresso Forçado.