Categorias: Saúde

Dengue: Hemoal convoca doadores no dia D

Foram registrado 213 casos de dengue hemorrágica até maio.

Divulgação

Transfusões são necessárias em casos de dengue hemorrágica

De janeiro a maio desta ano já foram notificados 7.049 casos de dengue clássica no Estado, sendo 1.507 confirmados e, desses, 213 foram hemorrágica. Como nestes casos uma transfusão sangüínea pode salvar a vida do paciente, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) participa do Dia D de Combate à Dengue conclamando os alagoanos para que se candidatem à doação voluntária, visando formar um estoque suficiente para suprir a demanda no caso de uma epidemia.

Para isso, durante toda a semana, a direção do Hemoal estará recebendo os doadores em sua sede, localizada no bairro do Trapiche, ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages. Como se não bastasse, serão realizadas duas coletas externas, sendo uma no município de Coruripe (Usina Coruripe) e outra em Maceió, na Associação Comunitária do bairro do Canaã, respectivamente na próxima quarta e sexta-feira.

Atendendo de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e, aos sábados, das 8 horas ao meio-dia, duas equipes multidisciplinares estarão de prontidão para atender aos candidatos à doação, de acordo com a diretora interina do Hemoal, média Verônica Guedes. “Estamos engajados na luta contra a dengue e, para isso, fazemos um chamado aos alagoanos, para que compareçam ao Hemoal, a fim de se candidatar à doação de sangue. Simultaneamente, estaremos distribuindo material educativo, informando a sociedade como agir para se prevenir da doença”, salienta Verônica Guedes.

Doação

Para se candidatar à doação é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, Aids e doença de Chagas. Gestantes e lactantes não podem doar e, no caso de um doador que irá repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Além disso, o doador deve comparecer ao local de doação portando um documento de identificação com foto e bem alimentado.