Categorias: Interior

Batalha sedia curso de cilunária com a palma

O curso será realizado a partir das 8h, na Associação Comercial.

Integrante comum da paisagem do sertão nordestino, a palma é usada normalmente como alimentação animal. Em Alagoas esse conceito está mudando e a palma está ganhando novas utilidades. Pelo menos é o que esperam os parceiros do projeto “Alagoas com a Palma na Mão”. Em continuação as atividades, o projeto realiza neste sábado, 17, um curso de culinária com a palma.

O curso será realizado a partir das 8h, na Associação Comercial do município de Batalha. Estarão participando das atividades donos de bares, restaurantes e esposas de produtores dos municípios de Batalha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores e Jacaré dos Homens.

O estudioso da palma, professor Paulo Suassuna, será o responsável pelas dicas de culinária. Durante as aulas os alunos terão a oportunidade ímpar de aprender a fazer suflê, tortas doces e salgadas, risoto, mousse e até suco com o broto da palma.

De acordo com Jeane Vilarins, do Departamento de Assistência Técnica da Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro Ltda (DAT), as pessoas ainda estão começando a despertar para todas as utilidades da palma. “Nós já descobrimos mais de 100 receitas nas quais o broto da palma pode ser utilizado”, argumenta Jeane.

“Temos que pensar na palma como se fosse uma verdura ou um legume qualquer. Imagine a palma como uma batata inglesa ou uma cenoura que pode ser utilizada para várias receitas”, explica Jeane e complementa “assim como qualquer verdura, para ser utilizada a palma deve ser lavada. No México a palma é considerada prato nobre”.

Jeane Vilarins revelou ainda que a palma será o tema do 3º festival gastronômico de Major Izidoro que acontece no próximo mês de junho.