Categorias: Maceió

Defesa Civil registra 21 ocorrências

Até domingo, foram detectados 142 desalojados em Maceió.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou 21 ocorrências durante o final de semana por conta das fortes chuvas que caíram em Maceió. Desse total, foram registrados três alagamentos, seis deslizamentos de terra, sete desabamentos de casas, a queda de três árvores e duas erosões.

Até o final da noite de domingo também haviam sido detectados 142 desalojados em diversos bairros da Capital. O local com mais desalojados foi o Village Campestre II, onde 25 famílias (cerca de 100 pessoas) tiveram de deixar as suas casas. Duas famílias estão alojadas na sede da associação do bairro, enquanto as demais estão em casas de parentes.

No conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes, duas famílias (12 pessoas) também estão em casas de familiares. A mesma situação é registrada no Mutange, em Bebedouro, onde sete famílias (30 pessoas) também estão alojadas em casas de parentes.

Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, coronel Antônio Campos de Almeida, a previsão é de que as chuvas se intensifiquem a partir de quarta-feira (21), podendo se estender até a sexta-feira (23). "Mas se trata de uma previsão. O tempo tanto pode melhorar como até mesmo antecipar a previsão", afirma.

A Defesa Civil manteve um plantão permanente durante todo o final de semana para atender às ocorrências. Além das equipes do próprio município, a Comdec também tem contado com a ajuda dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil.

Os Nudecs são formados por moradores das próprias áreas de risco da capital. Devido à proximidade com a comunidade, eles ajudam a prestar os primeiros-socorros aos moradores. Para isso, receberam um treinamento especial da Prefeitura de Maceió.