Categorias: Interior

Acidente em União com ônibus da Itapemerim deixa três feridos

Um militar ficou ferido no acidente.

Um violento acidente ocorrido por volta das 19h30 desta terça feira (20) no quilometro 34,5 da BR-104 nas imediações do acesso a União dos Palmares pela rua Juvenal Mendonça, envolvendo o Fiat Uno verde, placas MUI 0642 – União dos Palmares e o ônibus da empresa Itapemirim prefixo 40238, placas MRB 3706 – Cachoeiro do Itapemirim (ES) deixou feridos os passageiros do Fiat, o policial militar Cristiano Alves da Silva, 43 anos, sua esposa Maria Antonia da Silva Mota, 38 anos e seu filho José Crisvaldo Alves da Silva, de 21 anos, todos residentes na rua Juvenal Mendonça.

Segundo um mototaxista que presenciou o acidente, o pequeno veículo transitava pela BR no sentido Maceió/União dos Palmares e quando começou a sinalizar alertando que iria parar no estacionamento para dar passagem ao coletivo, este, que desenvolvia excessiva velocidade, não conseguiu parar e colidiu por trás com o Fiat, arrastando-o para a contramão e empurrando-o de encontro a uma cerca no lado oposto da pista, deixando os seus três ocupantes presos às ferragens.

Assim que tomou conhecimento do acidente, a tenente Lidiane que comandava uma guarnição do Pelopes com o cabo Geraldo e os soldados Edson, Galdino, Carles e Oliveira rumaram para o local, isolaram a área e providenciaram os primeiros socorros as vitimas. Populares e policiais ajudaram a retirar o policial Cristiano e sua mulher que estavam no banco da frente do carro, enquanto Crisvaldo somente foi retirado quase duas horas depois pelo resgate do Corpo de Bombeiros (União dos Palmares e a região da Zona da Mata ainda não dispõem desta prestação de serviços, deixando de atender uma população estimada em mais de 250 mil habitantes).

No local, os bombeiros que chegaram quase uma hora depois, ainda lutaram por cerca de 50 minutos pare retirar Crisvaldo das ferragens, pois havia a suspeita de fratura da coluna cervical. Cristiano e Maria Antonia estão com suspeita de traumatismo craniano e foram inicialmente medicados no Hospital Regional São Vicente de Paula e dado ao estado de saúda da mulher que perdeu os sentidos, o médico plantonista determinou a remoção de ambos para a Unidade de Emergência Armando Lages, em Maceió.

A patrulheira Sandra, da Polícia Rodoviária Federal providenciou a liberação da rodovia depois da troca do coletivo envolvido no sinistro que, segundo disse o motorista, se dirigia de São Paulo para Arcoverde, em Pernambuco, e nenhum dos seus 25 passageiros tampouco o condutor Edu de Souza sofreram ferimentos.

Defesa

A assessoria de imprensa da Viação Itapemirim, em contato com o Alagoas24Horas, informou que diferente do que foi informado à equipe de reportagem, o ônibus da empresa trafegava em velocidade regulamentada.

“A Viação Itapemirim esclarece que o ônibus da Viação Itapemirim trafegava na altura do km 33 da Br-104, por volta das 18h50, quando um veículo Fiat Uno "parou no acostamento" e ao fazer manobra "para cruzar a via" foi colidido pelo ônibus, "que transitava seguindo o fluxo de veículos".

O motorista do ônibus tentou frear, mas não conseguiu evitar a batida, colidindo com a lateral do Uno. De acordo com a mesma fonte, o condutor do Uno não possui habilitação de motorista. Não há em nenhum momento no referido documento, alusão a que o ônibus, que possui velocímetro controlado por tacógrafo, trafegava em velocidade não compatível com o local”, dizia a nota.