Todos os presos ficarão em uma ala especial no Presídio Cyridião Durval. O cronograma de transferência será reavaliado.
Sem as 130 vagas previstas na portaria publicada na edição desta sexta-feira, 23, do Diário Oficial do Estado, o Sistema Prisional do Estado vai receber apenas 40 presos das delegacias superlotadas da Polícia Civil. Todos os presos ficarão em uma ala especial no Presídio Cyridião Durval.
De acordo com o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, não existem as 130 vagas nos presídios, uma vez que não foi concluída a reforma nos módulos do Presídio Baldomero Cavalcanti. “Temos 40 vagas no Cyridião Durval, uma vez que podemos desocupar uma ala e colocar os presos provisórios”, explicou.
Ainda segundo Bugarin, ele e o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, já conversaram e chegaram ao consenso de que o cronograma de transferências será reavaliado. "Estamos disponibilizando as 40 vagas hoje e discutiremos as novas transferências, pois o Baldomero ainda passa por reforma e não temos como receber outros reeducandos. Assim que a reforma for concluída, possivelmente teremos uma média de 90 vagas", concluiu.
Na portaria assinada pelo secretário Paulo Rubim, as transferências seriam feitas sem autorização prévia da Justiça e foram determinadas levando em consideração a função da Polícia Civil, que é investigativa e não para guardar presos. As remoções começariam nesta sexta-feira e terminaria no dia 6 de junho.