Vinte filmes disputam a Palma de Ouro, entre eles dois brasileiros.
Serão anunciados neste domingo a partir das 19h15 (14h15 em Brasília) os grandes vencedores do 61 Festival de Cannes. Disputam a Palma de Ouro, prêmio máximo do festival, 20 filmes, entre eles os brasileiros “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles, e “Linha de passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas. Não há favoritos na categoria, embora filmes como o turco “Três macacos”, o israelense “Valsa com Bashir” e o francês “Entre les murs” tenham sido algumas das unanimidades entre a crítica. “The exchange”, de Clint Eastwood, e “Two lovers”, de James Gray, também arrancaram elogios.
A escolha será feita por um júri presidido pelo ator Sean Penn, conhecido por seu posicionamento político contrário à guerra e ao governo dos EUA. Penn também se declarou admirador do trabalho de Eastwood, com quem já trabalhou em “Sobre meninos e lobos”, o que gerou especulações antes do festival de que ele poderia favorecer a escolha do diretor americano para a Palma.
Serão entregues na mesma cerimônia o prêmio Câmera de Ouro, dedicado ao primeiro trabalho de um diretor em qualquer seção do festival, incluindo a Mostra Competitiva, Un Certain Regard, Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica. Entre os 22 filmes que concorrem, está “A festa da Menina Morta”, estréia na direção do ator Matheus Nachtergaele.