Categorias: Meio Ambiente

Ima realiza Semana do Meio Ambiente

Passeio ciclístico marca início da Semana.

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) abre, neste domingo, às 8 da manhã a série de eventos que acontecerá até o próximo dia 7 de junho. O Passeio Ciclístico é a primeira das atividades agendadas e será realizado no trajeto entre a Brasken e o antigo clube Alagoinha.

Todos os anos o IMA inicia a Semana do Meio Ambiente com o Passeio Ciclístico, evento já consagrado pela população e que vem se firmando no calendário de eventos de Maceió. Para este ano, o Instituto espera reunir cerca de mil ciclistas, que poderão realizar inscrições na sede do IMA ou mesmo na concentração do Passeio, no domingo.

“Esta é uma forma de poder contemplar às pessoas que não têm tempo de se inscrever durante a semana, mas que desejam fazer parte da atividade. É importante lembrar, que para participar, os ciclistas devem levar um quilo de alimento não perecível, que no final do evento será doado para uma instituição social”, adiantou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Ainda no domingo, um mutirão da limpeza será realizado a partir de dois pontos da orla marítima da cidade: no Posto 7 no Hotel Enseada, ambos encerrando no Clube Alagoinha. “Para esta atividade contamos com a participação do Instituto de Preservação da Mata Atlântica [IPMA] e com os alunos da Faculdade de Alagoas [FAL]”, adiantou o diretor de Desenvolvimento e Pesquisa, Carlos Soares, afirmando que este é um trabalho importante de sensibilização e educação ambiental.

“O trabalho de educação ambiental do IMA é desenvolvido ao longo de todo ano junto à escolas e comunidades. Agora vamos à praia para atuar junto à população, que é uma forma de sensibilizar as pessoas para a importância de manter as praias limpas, contribuindo para a manutenção do meio ambiente e o desenvolvimento de um turismo de qualidade”, explicou o diretor.

Durante toda semana o IMA e outros parceiros, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estarão desenvolvendo diversas atividades como palestras, exposições, mesas redondas, debates e plantio de mudas em Maceió e outros municípios de Alagoas.