Categorias: Saúde

Pacientes lotam HU para agendar cirurgia de catarata

Mutirão acontece neste sábado, 31, onde cerca de 500 pessoas estão sendo atendidas. Segundo o oftalmologista Mário Jorge Santos, a estimativa é que 20 mil pessoas necessitem da cirurgia em Alagoas.

Vanessa Alencar

Seu Eluizo mostra os exames que comprovaram a catarata

“Meu coração está a mil com a oportunidade de fazer a cirurgia e voltar a trabalhar”. Com esse emocionado depoimento, o motorista de caminhão Eluizo Gomes da Silva, de 52 anos, resumiu a expectativa das centenas de pessoas que procuraram o Hospital Universitário na manhã deste sábado, 31, a fim de participarem da triagem para a cirurgia de catarata.

“A catarata me atrapalha bastante e até me afastou do trabalho. Já fiz todos os exames, por conta própria, e agora é só contar os dias para fazer a cirurgia”, comemora Eluizo, mostrando a reportagem do Alagoas24horas os exames que constataram a doença.

De acordo com o oftalmologista Mário Jorge Santos, coordenador do Setor de Catarata do HU, a estimativa é que 20 mil pessoas necessitem da cirurgia em Alagoas. “A demanda é alta em todo o País, inclusive no Estado, onde o Poder Público só autoriza uma média de três mil cirurgias deste tipo por ano”, explicou o médico.

O oftalmologista disse que durante a manhã de hoje 500 pessoas devem ser atendidas e pelo menos 200 cirurgias serão marcadas. “Toda sexta-feira fazemos uma triagem e duas vezes por ano uma mega triagem, como a que está acontecendo hoje. A cirurgia de catarata é de grande alcance social, porque limita as atividades das pessoas que sofrem com a doença”, finaliza.

O mutirão envolve toda equipe médica do serviço de Oftalmologia, que irá realizar os exames necessários para diagnosticar a doença e agendar os procedimentos cirúrgicos, que acontecerão no hospital no mês de julho, através do Sistema Único de Saúde.

A doença

A catarata é a perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho. É a maior causa de cegueira em todo o mundo e sua incidência aumenta muito em pessoas acima dos 55 anos, podendo atingir 25% da população entre 65 e 80 anos. A doença pode ser desencadeada por vários fatores, como um traumatismo, a diabetes e o uso de medicamentos.

Independente da realização do mutirão, o serviço de Oftalmologia do HU realiza todas as sextas-feiras pela manhã uma triagem de rotina para qualquer pessoa a partir de 55 anos que sentir dificuldade de enxergar. Para esse atendimento específico não é preciso marcar consulta e nem ser paciente do hospital. Se for detectada a catarata, o paciente é, então, encaminhado para a cirurgia.