Abertura de evento acontece no Hitz Lagoa da Anta
Maceió vai sediar, nesta terça e quarta-feira, a II Conferência Estadual de Segurança Pública (Conesp). O evento será aberto às 10 horas, no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. Na quinta e sexta-feira, as discussões prosseguem no Congresso Nacional de Segurança Pública (Connasp), que será realizado também no Hitz Lagoa da Anta, com abertura a partir das 8 horas.
A Conferência Estadual, que debaterá o tema A gestão de segurança pública como política: o papel das instituições do Estado e da sociedade no mundo contemporâneo, tem como objetivo instituir os órgãos de segurança como ação política, viabilizando o entendimento entre a concepção e o exercício das instituições do Estado, sociedade e cárcere. Buscando, dessa forma, alternativas para contornar a criminalidade em Alagoas.
O evento terá a participação de representantes de toda a cúpula de segurança pública e órgãos como Secretarias de Estado da Educação, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Poderes Judiciário e Legislativo, Procuradoria Geral do Estado, além de pesquisadores, estudantes e sociedade civil organizada, a qual teve a participação ativa nas pré-conferências, que aconteceram nas cidades de Santana do Ipanema, Maragogi, União dos Palmares, Arapiraca, Maceió e Penedo.
O encontro estadual será uma grande oportunidade para o debate das ações e medidas necessárias para a melhoria do bem-estar social. Os participantes poderão discutir e opinar através de mesas-redondas e painéis relacionados à segurança.
Segundo o secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, as inscrições estão acima da expectativa, estimamos um público em média de 500 pessoas. “O Connasp e II Conesp têm como objetivo trabalhar as questões relativas à segurança pública e sobre o sistema penitenciário, assuntos bastante debatidos no momento. Durantes estes dias estaremos não só discutindo, mas ouvindo a sociedade alagoana. O encontro será um espaço de democrático e trará alguns eixos temáticos, como políticas públicas de segurança; violência e consumo no Brasil frente à mundialização; e o espaço penitenciário e conflitos urbanos. Queremos sair deste evento com estratégias de combate ao crime organizado, traçadas em conjunto com a comunidade”, esclarece Rubim.
Nomes importantes do cenário nacional e internacional participarão da conferência estadual, a exemplo de Maurício Kuehne, do Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça; Alexandre Cabana, do Programa Nacional de Segurança Publica com Cidadania (Pronasci), e Antanas Mokus, ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia, que tratará da Gestão de Segurança Pública: O Caso de Bogotá.
Para o Congresso já estão confirmadas as participações do profs. Drs. Luciano Meira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Roberto Aguiar, da Universidade de Brasília (UnB); Hélio Greven, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Ricardo Morishita Wada, da Secretaria de Direito Econômico e Perly Cipriano, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
A primeira mesa-redonda, que tem como tema Espaços de Mediação entre Estado e Sociedade, acontecerá na quarta-feira, dia 4, às 9h45, sob coordenação de Tutmés Airan de Albuquerque, representando o Conselho Estadual de Segurança Pública. A segunda ocorrerá no mesmo dia, às 14h, discutindo o tema Violência e Consumo no Brasil, frente à Mundialização, sob a coordenação de Mariluce Veras. Às 15h45, a terceira mesa-redonda abordará a temática Políticas Públicas de Segurança e Direitos Humanos, com coordenação de Marcelo Barros Correia.
O Connasp conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, dos Ministérios da Justiça da Argentina e do Brasil, do Governo do Estado de Alagoas, da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros. Os interessados ainda podem se inscrever pelo telefone (82) 3214-1305 ou no site www.connasp.ufba.br.