Valor total da bolsa é três mil e trezentos euros.
A Assessoria de Intercâmbio Internacional da Ufal divulgou o edital do Programa de Intercâmbio Internacional de alunos de graduação de Universidades Luso-Brasileiras – Santander/Banespa 2008, que integra a política de internacionalização e de valorização do ensino de graduação na Universidade Federal de Alagoas.
As inscrições serão feitas nas coordenações dos cursos de graduação, no período de 5 a 13 de junho. O programa tem o objetivo de possibilitar aos alunos de graduação da Universidade, regularmente matriculados, cursar disciplinas de graduação em instituições portuguesas de ensino superior, durante o período máximo de um semestre.
Serão disponibilizadas dez bolsas para os alunos regularmente matriculados em 2008 nos cursos de graduação da Ufal que tenham correspondentes nas universidades portuguesas listadas no edital. O valor total da bolsa é de seis meses e € 3.300,00 (três mil e trezentos euros). Esse valor deve ser investido em todos os gastos do estudante, incluindo passagem (ida e volta por responsabilidade do bolsista), hospedagem, alimentação, deslocamento interno, seguro saúde, e demais expensas, incluindo despesas consulares.
O Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades foi criado mediante a assinatura de convênio entre universidades brasileiras e o Grupo Santander, com o objetivo de potencializar as relações acadêmicas entre Brasil e Portugal como um fator que contribui para um maior desenvolvimento de ambos os países e para a construção de um espaço luso-brasileiro de educação superior, por meio da mobilidade de estudantes entre os dois países. Confira o edital completo aqui no site no link "Editais" no site da Universidade www.ufal.br.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Coordenadoria de Pesquisa, responsáveis pela Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), comunica também que estarão abertas, de 23 a 29 de junho, as inscrições para o Programa PIBITI/CNPq.
Poderão solicitar bolsa e atuar como orientadores, os docentes e pesquisadores da Ufal que atuam no desenvolvimento tecnológico e realizam atividades de inovação. Mais informações ver http://sites2.ufal.br/propep e no site do CNPq.