Cerca de 1.500 pessoas serão beneficiadas pela ação.
Será realizado neste sábado, 7, mais um evento que marca o processo de conclusão da primeira turma de Alfabetização de Jovens e Adultos do Programa Maceió Tira de Letra. Esse programa é desenvolvido pela Semed em conjunto com o Governo Federal através do Programa Brasil Alfabetizado.
Mais de nove mil alunos estão sendo formados. Uma boa parte deles, cerca de 1.500, estarão sendo beneficiados com ações de cidadania, o que ocorrerá no Ginásio Tenente Madalena, que fica no bairro da Cambona, das 9h às 17h.
A equipe da Semed e coordenadores do programa detectaram que mais de mil alunos necessitam de exames oftalmológicos e óculos, além de terrem constatado que eles não têm carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF. Toda estrutura para atender e resolver os problemas de visão e da falta de documentos foi montada em parceria com empresas públicas e privadas, casos da Brasken, OI, Senac, Instituo de Identificação, CEF, Ministério do Trabalho e Emprego, Hospital de Olhos Santa Luzia, entre outras.
Durante o evento haverá, ainda, oficinas de arte com plástico com material reciclável. O controle dos estudantes que serão atendidos será feito por alfabetizadores e coordenadores do Maceió Tira de Letra. "Até 2011 vamos atender 36 mil jovens nesse programa. A formatura dessa primeira turma de nove mil alunos é uma vitória da administração municipal. Estamos correndo contra o tempo, junto com todos os trabalhadores da educação, para evoluirmos. E na educação tudo é urgente porque o objetivo é beneficiarmos á população", esclarece o secretário Municipal de Educação, professor Tadeu Lira.
No dia 17, mais de nove mil alunos do Programa Maceió Tira de Letra receberão os seus certificados de conclusão do curso de alfabetização. Por conta da grande quantidade de alunos concluintes nesta primeira turma, a formatura com entrega de certificado será realizada no Ginásio do Sesi, que fica no Bairro do Trapiche.